26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Hyperion prepara instalação de unidade de produção de hidrogénio em Setúbal

Hyperion prepara instalação de unidade de produção de hidrogénio em Setúbal

Hyperion prepara instalação de unidade de produção de hidrogénio em Setúbal

Novo espaço vai ficar na zona de Poçoilos. Informação dada em workshop organizado pela Floene

 

A empresa Hyperion Renewables está a licenciar a instalação de uma unidade de produção de hidrogénio, que inclui uma central fotovoltaica. Este espaço ficará localizado em Poçoilos, em Setúbal, anunciou Diogo Trindade, director da Hyperion Renewables.

- PUB -

O director explicou ontem, durante um workshop da Floene, que na cidade sadina vai existir uma única localização, tanto para autoconsumo fotovoltaico como para a produção. Desse local vai existir um pipeline fará a ligação à rede de distribuição e à rede de transportes.

Diogo Trindade esclareceu que esta instalação pretende descarbonizar a região de Setúbal, enaltecendo a importância da proximidade. “Relativamente ao impacto nas comunidades locais, a ideia de localizar aqui o projecto na produção de hidrogénio é para descarbonizar e o quanto mais próximo, melhor. A grande dificuldade do hidrogénio é o seu transporte e, portanto, a ideia é estar próximo de vários consumidores de hidrogénio para que possam descarbonizar as suas actividades. Esse é o principal eixo”, realçou.

Quanto ao emprego gerado da zona, o director da Hyperion Renewables clarificou que o número de pessoas empregadas irá superar a centena. “Do ponto de vista de trabalhadores contamos que a durante a construção exista um elevado número de pessoas a trabalhar na central fotovoltaica, na componente de produção de hidrogénio. Estamos a falar de pelo menos cem trabalhadores durante a construção. Durante a operação são grupos muito pequenos, estamos a falar de poucas pessoas da parte da equipa de operação de hidrogénio. Uma equipa que vai ter de estar 24 horas por dia, numa equipa entre cinco a dez pessoas”, rematou.

- PUB -

 

Floene com workshop sobre eficiência

A Floene promoveu ontem, em Setúbal, o quarto workshop do projecto Indústria de Futuro – Roteiro para a Introdução dos Gases Renováveis no Sector Industrial Nacional. Esta iniciativa pretende auxiliar as empresas e indústrias no desenvolvimento de estratégias de transição para a descarbonização dos seus processos, por meio do recurso aos gases renováveis, como o hidrogénio ou o biometano.

- PUB -

Gabriel Sousa, CEO da Floene, realçou “o importante contributo da região de Setúbal para o sector industrial nacional, assim como o seu valor simbólico para a Floene, uma vez que é no Seixal que está em curso o projecto inovador ‘A Energia Natural do Hidrogénio’, que abastece cerca de 80 clientes residenciais, de serviços e indústria, com uma mistura de gás natural e de hidrogénio verde”.

O CEO da Floene salientou ainda “a importância que iniciativas práticas como o Roteiro Industrial e o projecto-piloto do Seixal representam para o aumento da coesão territorial nacional, ao promoverem iniciativas inovadoras com um verdadeiro impacto local positivo”.

O workshop, que decorreu no Meliá Hotel, foi o quarto de um conjunto de seis a percorrer várias regiões do País até ao final do ano, integrados num projecto inovador e pioneiro em Portugal ¬ desenvolvido pela Floene para a Indústria –, financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

No evento, estiveram presentes vários empresários, industriais, gestores, associações sectoriais, fornecedores de tecnologia e organismos municipais e académicos. Foram apresentados vários casos práticos por empresas como a Hyperion Renewables, UTIS, Bioref – Laboratório Colaborativo (CoLAB) e The Navigator Company. Estes casos pretendiam revelar as oportunidades que a introdução dos gases renováveis podem trazer para a descarbonização da indústria. Foi também apresentada a nova ferramenta de Eficiência Energética e Descarbonização, desenvolvida pelo INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -