Iniciativa ‘Couve Solidária’ envolveu a recolha de bens alimentares e produtos de higiene por parte da comunidade de hortelões
Os utilizadores do projeto Hortas Urbanas de Setúbal voltaram a unir esforços numa iniciativa de solidariedade social, desenvolvida em articulação com a autarquia sadina, com vista ao apoio a uma instituição do concelho durante a quadra natalícia.
A ação, designada ‘Couve Solidária’, envolveu a recolha de bens alimentares e produtos de higiene por parte da comunidade de hortelões que utiliza as hortas comunitárias dos Viveiros Municipais das Amoreiras. Em nota de Imprensa, a Câmara de Setúbal explica que, à semelhança de edições anteriores, a iniciativa procurou “contribuir para melhorar as condições de vida de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social”.
Quanto aos donativos reunidos, entre os quais couves produzidas nas próprias hortas urbanas, estes foram entregues no passado dia 22 de dezembro ao Centro de Apoio aos Sem-Abrigo (CASA). Segundo a autarquia, os alimentos serviram para a preparação das refeições da consoada, tendo os restantes bens sido posteriormente distribuídos por pessoas carenciadas apoiadas pela instituição.
Criado em 2013, o projeto municipal das hortas comunitárias tem como objetivo, explica a autarquia, incentivar práticas de agricultura sustentável, promover o convívio entre a comunidade e apoiar a economia familiar, funcionando, em alguns casos, como um complemento aos rendimentos dos agregados envolvidos.