Empreitadas duraram cerca de um ano e meio e resultaram numa infra-estrutura renovada que foi inaugurada na semana passada
O Grupo Desportivo de Santo Ovídio já está, desde o final da semana passada, a funcionar na nova sede que foi também inaugurada por essa altura. A colectividade com quase quarenta anos muda-se agora para um novo local, também ele instalado na freguesia do Sado.
Entre a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia do Sado e o próprio grupo foram movidos esforços para que fosse reabilitado um imóvel que é agora a nova casa do Santo Ovídio. Durante cerca de um ano e meio procedeu-se à instalação e reabilitação de redes eléctricas e infra-estruturas de canalização, assim como foi feita a pintura do espaço, para que tanto o grupo quanto a comunidade pudessem ter um espaço para usufruto. O local conta ainda zonas de balneários e instalações sanitárias renovadas, sala de convívio e bar e, ainda, um espaço dedicado à direcção do clube.
Presente na inauguração da nova sede esteve o presidente da autarquia setubalense, que considerou que estão agora criadas as condições para que o grupo desenvolva a sua actividade. “Estão agora criadas as condições para que o Grupo Desportivo Santo Ovídio possa desenvolver os seus projetos e alargar ainda mais as suas actividades”, palavras de André Martins em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
O autarca salientou que o movimento associativo “é o parceiro mais importante do Poder Local Democrático” e não deixou de felicitar um grupo fundado a 1 de Maio de 1986. “Parabéns ao Santo Ovídio porque resistiu durante anos e soube acreditar e lutar pelos seus objectivos, agora concretizados numa parceria estreita com as autarquias”.
Falou ainda sobre a importância de os cidadãos estarem envolvidos na vida colectiva, sendo uma dessas formas a pertença a grupos como este, e incentivou, particularmente, a participação dos mais jovens. “É escola de vida, por isso é fundamental que cada vez mais crianças venham a estas colectividades, as quais desempenham também um papel na área social, em particular no quotidiano da população sénior”.
O presidente da direcção do Grupo Desportivo Santo Ovídio referiu que este foi um dia muito importante para a história do grupo e que as duas autarquias foram muito importantes para a concretização destes dois objectivos. “Andámos anos com a casa às costas, de um lado para o outro, e hoje temos um espaço condigno, que ainda precisa de ser melhorado, mas que garanto que não vai ficar por aqui”, disse Hélder Oliveira.
Marlene Caetano, presidente da Junta de Freguesia do Sado, também marcou presença e considerou que este foi “um dia de justiça, em que, finalmente, o Santo Ovídio tem a sua sede social, que tem capacidade para ser ainda mais, e que permite continuar e ampliar o trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo de vários anos”.
Numa cerimónia em que também houve confraternização por parte dos associados, familiares e simpatizantes do grupo que conta com desportos como Pesca Desportiva, Futebol de Veteranos e BTT, estiveram também presentes a vice-presidente do município, Carla Guerreiro, e a vereadora Rita Carvalho.