Tiekenveen notifica Autoridade da Concorrência da aquisição do controlo exclusivo sobre o estabelecimento setubalense
O grupo Auchan comprou o centro comercial Alegro Setúbal, através da sociedade neerlandesa Tiekenveen. A informação foi dada pela Autoridade da Concorrência (AdC) na passada quinta-feira, depois de ter recebido uma notificação de concentração por parte da holding Tiekenveen, que tem sede nos Países Baixos, para o estabelecimento comercial setubalense.
A autoridade liderada por Nuno Cunha Rodrigues, que está a receber observações sobre a transação ao longo dos próximos dez dias, informou que a operação de concentração “consiste na aquisição, pela Tiekenveen Holding B.V., do controlo exclusivo sobre a Alegro Setúbal – Gestão e exploração de centros comerciais, S.A.”.
A empresa compradora dedica-se à propriedade e gestão de participações sociais, sendo controlada pela ELO, anteriormente designada de Auchan Holding S.A. O grupo ELO, cuja atividade principal é a distribuição retalhista, através da marca Auchan, encontra-se também presente no ramo imobiliário, no comércio eletrónico e na banca, sendo que, indiretamente, também detém, gere e desenvolve centros comerciais e presta serviços de consultoria imobiliária, gestão de ativos e projetos de regeneração urbana.
Relativamente ao Alegro Setúbal, este explora estabelecimentos comerciais, mas também compra, vende, revende, faz locação, exploração e administração de imóveis destinados à instalação desses conjuntos de centros comerciais.
Numa comunicação divulgada pela AdC, esta autoridade explica ainda que quaisquer comentários sobre este negócio devem “identificar o interessado e indicar o respetivo endereço postal, email e número de telefone” e, se for necessário, ser acompanhados “de uma versão não confidencial, bem como da fundamentação do seu carácter confidencial, sob pena de serem tornadas públicas”.
Em dezembro do ano passado a AdC já havia decidido não se opor à compra do Alegro Sintra pela Castellana Properties e pela Tiekenveen. Já em junho deste ano foi anunciado que o centro comercial Alegro Montijo iria alterar o seu nome para Fórum Montijo, através de um rebranding desenvolvido em parceria com o estúdio Labdesign, com a mudança a acontecer em setembro, na sequência da aquisição do ativo pelos sul-africanos da Lighthouse Properties.