Figura central da arqueologia portuguesa, morreu na madrugada de terça-feira, aos 78 anos, em Lisboa, vítima de complicações de saúde
O Ministério da Cultura lamentou esta quarta-feira a morte do arqueólogo e professor universitário Victor S. Gonçalves, cuja carreira classificou de “determinante para o desenvolvimento da Arqueologia em Portugal”.
Em comunicado divulgado pelo gabinete da secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, o ministério “expressa as suas mais sinceras condolências à família e aos amigos, com o reconhecimento e sentida homenagem pelo seu legado de ciência, determinante para o desenvolvimento da Arqueologia em Portugal”.
Para o Governo, a dedicação de Victor S. Gonçalves “à investigação e ao ensino, com ênfase no neolítico, calcolítico e megalitismo [de Portugal], será sempre lembrada”.
“Victor S. Gonçalves distinguiu-se, ao longo da sua vasta carreira, tanto pela sua paixão pelo conhecimento, como pela generosidade em partilhar o seu saber com as várias gerações de alunos que o acompanharam, inspirando a procura pela preservação e divulgação do nosso património cultural”, acrescentou o ministério, no mesmo comunicado.
O arqueólogo Victor S. Gonçalves, figura central da arqueologia portuguesa, morreu na madrugada de terça-feira, aos 78 anos, em Lisboa, vítima de complicações de saúde.
Professor catedrático emérito jubilado da Universidade de Lisboa, Victor Manuel dos Santos Gonçalves, nascido em Setúbal, em 1946, “é uma das grandes figuras da arqueologia portuguesa com um percurso notável de mais de 50 anos”, disse à Lusa, na terça-feira, a directora do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ), Mariana Diniz, lamentando a morte do investigador.
Licenciado em pré-História e Arqueologia em 1970 e doutorado nas mesmas áreas em 1989, na Universidade de Lisboa, Victor S. Gonçalves foi professor na Universidade de Luanda (1970-1973), docente da Universidade de Lisboa a partir 1983, e director de todos os ciclos de estudos em Arqueologia da mesma universidade entre 1989 e 2016, segundo os dados biográficos na plataforma Ciência Vitae.
O funeral do arqueólogo e professor Victor S. Gonçalves está marcado para quinta-feira, às 13h30, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, onde será cremado, indicou à Lusa a mesma fonte do UNIARQ.