Novos horários, com comboios a circularem de 20 em 20 minutos, representam aumento de 73% dos lugares oferecidos em dias úteis
Foi esta quarta-feira anunciado pelo ministério das Infraestruturas e Habitação o alargamento do contrato de concessão da Fertagus por seis anos e meio, até 31 Março de 2031. Na véspera foi também revelado que os comboios da concessionária vão começar a partir da estação ferroviária de Setúbal de 20 em 20 minutos, sabendo-se agora que a medida começa a ter efeito a partir do dia 15 de Dezembro.
De acordo com um comunicado do ministério das Infraestruturas e Habitação, os novos horários representam um aumento de 73% dos lugares oferecidos em dias úteis e de 172% nos fins de semana e feriados. “Este reforço da circulação de comboios entre Lisboa e Setúbal, num total de 14 estações [em que se incluem as estações de Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide, Palmela e Setúbal, entre outras] representa uma significativa melhoria da qualidade de vida para as populações dos concelhos da Península de Setúbal com a redução dos tempos de espera e comboios menos lotados”, lê-se no documento.
No entender do governante encarregue da pasta das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, este alargamento do contrato de concessão da Fertagus por seis anos e seis meses “traduz-se em medidas com impacto bastante positivo para as populações que fazem a travessia do Tejo no comboio”. Para o ministro, os comboios de 20 em 20 minutos para Setúbal, todos os dias, representam “um ganho de tempo para as populações que, ao final do dia, resultam em mais qualidade de vida”.
O comunicado adianta ainda que a circulação para Coina manterá uma frequência de comboios de 10 em 10 minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 fora das horas de ponta, sendo que, aos fins-de-semana e feriados, passa de 30 em 30 minutos para uma periodicidade de 20 em 20 minutos.
A informação da alteração dos horários foi avançada em primeira-mão a O SETUBALENSE pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que disse ter sido informado pela empresa de transportes do Grupo Barraqueiro.
“A empresa informou-me que, finalmente, depois das nossas insistências, vai garantir comboios de vinte em vinte minutos nos dois sentidos do percurso Setúbal-Lisboa”, explicou o autarca que considera que a medida vai garantir “uma melhor mobilidade ferroviária dos nossos munícipes para a capital e para os restantes concelhos da Península de Setúbal”.
O autarca sadino deixou também a garantia de que vai continuar a insistir junto do ministério e da Fertagus para que o serviço seja estendido às Praias do Sado, com o objectivo de servir os milhares de alunos e professores do Instituto Politécnico de Setúbal, assim como a população daquela zona do concelho setubalense. Com LUSA