Debate em Setúbal sobre propostas para construir um futuro mais utópico, solidário e sustentável
O escritor Gonçalo M. Tavares é um dos participantes de uma conferência que, a 28 de Novembro, vai debater um conjunto de sugestões para impactar positivamente a cidade e a vida das populações, propondo um futuro mais utópico, solidário e sustentável com a intenção de inspirar a comunidade com ideias que aliam criatividade e simplicidade para o bem-estar social.
O encontro “Micro-Utopias”, que tem lugar no Fórum Luísa Todi, às 10h00, tem assim por base explorar propostas de revolução e utopias capazes de, através de pequenos gestos, transformarem a relação social e a urbanidade. A conferência inclui ainda a exibição de filmes que reúnem propostas apresentadas nos últimos meses por cidadãos e trabalhadores de Setúbal.
Entre as várias sugestões, destacam-se a criação de agroflorestas em áreas urbanas, a transformação de prédios abandonados em bibliotecas, a implantação de espaços verdes comunitários e a instalação de baloiços e camas de rede nos jardins.
Vão ser ainda conhecidas ideias como a pintura de jogos em áreas movimentadas, a criação de uma rede pública de eléctricos históricos e de pequenos jardins comunitários. As propostas incluem também iniciativas como promover encontros espontâneos em cafés ou soprar poesia pela cidade.
A conferência é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A entrada é livre, mediante inscrição para no endereço de correio electrónico digepe@mun-setubal.pt ou dicul@mun-setubal.pt.