Cerimónias fúnebres tiveram lugar no crematório do Cemitério da Paz, onde vigora o limite máximo de dez pessoas por funeral
O Complexo Crematório de Setúbal (CCS) recebeu esta terça-feira um funeral com um número de acompanhantes muito superior ao limite em vigor, imposto pela Câmara Municipal de Setúbal para os cemitérios do concelho, revelaram várias testemunhas a O SETUBALENSE.
No funeral em causa participaram cerca de uma centena de pessoas, quando o limite máximo decretado para este período de pandemia da Covid-19 é de dez. A cremação teve lugar pouco depois das 15 horas e, antes disso, houve ainda velório, que está igualmente proibido.
“Teve velório de sala, desde a véspera, ao final da tarde, e hoje até à hora do funeral. Quase 24 horas de velório”, relatou a O SETUBALENSE uma fonte que não quer ser identificada.
A PSP foi chamada, através de telefone, mas até ao momento não foi possível apurar se a polícia chegou a deslocar-se ao local. O SETUBALENSE questionou o Comando Distrital de Setúbal da PSP, mas não obteve resposta até à publicação desta notícia.
À mesma hora em que no crematório decorria este funeral, o Cemitério da Paz recebeu um segundo funeral, limitado no número de pessoas, cuja família manifestou desagrado pela diferença de tratamento.
O SETUBALENSE perguntou à Câmara de Setúbal, que tutela os cemitérios e que aprovou o limite máximo de dez pessoas por funeral, se teve conhecimento do caso.
“Tratando-se de uma concessão a privados, não fazemos comentários sobre a matéria”, foi a resposta enviada pela autarquia.