“Espaço Liberdade” foi construído pela Junta com apoio da Câmara que fez o projecto e deu materiais
O Faralhão, localidade na Freguesia do Sado, Setúbal, tem um novo espaço público, com equipamentos para exercício físico ao ar livre, áreas ajardinadas e mobiliário urbano, designadamente bancos de jardim enquadrados por uma grande pérgula metálica.
O “Espaço Liberdade”, como foi baptizado, por ser na Cooperativa de Habitação ‘Bem-Vinda a Liberdade’, é apresentado, na placa descerrada ontem pelos autarcas, como uma obra “destinada ao lazer, ao pensamento e à reposição da condição física das populações”.
Tanto o presidente da Junta do Sado como a presidente da Câmara de Setúbal, referiram-se à construção como um exemplo da descentralização do Município para as freguesias e da cooperação entre as autarquias.
“Esta não é uma transferência de competência envergonhada”, como a que o Governo pretende, disse Manuel Véstias, assegurando que a descentralização da Câmara Municipal para as freguesias inclui os “respectivos meios humanos e financeiros”.
Maria das Dores Meira acrescentou que, com a descentralização para as juntas “a rentabilidade é a duplicar e a triplicar”. A presidente da Câmara apresentou o investimento como “mais uma obra de uma autarquia CDU a que a população tem direito” e destacou a Junta do Sado como “uma freguesia que tem dado provas de grande trabalho”.
Manuel Véstia já tinha revelado que, depois do monumento ao Salineiro em Outubro e deste novo espaço, a freguesia vai inaugurar uma outra obra em Abril.
A inauguração juntou várias dezenas de pessoas, apesar do frio que se fazia sentir.