Frederico Rosa assume presidência da CIM que já tem calendário de reuniões definido para 2026

Frederico Rosa assume presidência da CIM que já tem calendário de reuniões definido para 2026

Frederico Rosa assume presidência da CIM que já tem calendário de reuniões definido para 2026

Sessões vão decorrer às segundas quintas-feiras de cada mês, de forma rotativa pelos nove municípios da região

Frederico Rosa passou, desde a passada segunda-feira, a acumular as funções de presidente da Câmara Municipal do Barreiro com as da presidência da nova Comunidade Intermunicipal (CIM) da Península de Setúbal. Logo após a cerimónia de constituição da CIM realizada no Convento de Jesus, em Setúbal, o socialista foi eleito presidente do Conselho Intermunicipal, órgão diretivo da nova entidade responsável pelo planeamento estratégico e pela gestão de fundos europeus para a região. Agendado ficou já o calendário das reuniões do Conselho Intermunicipal para o próximo ano.

- PUB -

O órgão diretivo – que tem como vice-presidentes Maria das Dores, presidente da Câmara de Setúbal, e Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal – vai reunir-se “sempre pelas manhãs das segundas quintas-feiras de cada mês, rotativamente pelos nove municípios” que compõem a península e integram a CIM, disse o autarca do Barreiro a O SETUBALENSE.

Frederico Rosa adiantou que a próxima reunião “terá lugar a 8 de janeiro em Alcochete”. Ficou estabelecido que a calendarização das reuniões do órgão “seguisse a ordem alfabética dos municípios”. Ou seja, depois de Alcochete, o Conselho Intermunicipal irá reunir-se em Almada (12 de fevereiro), Barreiro (12 de março), Moita (9 de abril), Montijo (14 de maio), Palmela (11 de junho), Seixal (9 de julho), Sesimbra (13 de agosto) e Setúbal (10 de setembro).

Tal como o autarca do Barreiro já havia avançado anteriormente, o objetivo agora é “acabar o primeiro trimestre de 2026 com todos os órgãos [que compõem a CIM] constituídos e a funcionar”, designadamente a Assembleia Intermunicipal, o Secretariado Executivo Intermunicipal e o Conselho Estratégico para o desenvolvimento Intermunicipal, a juntar ao Conselho Intermunicipal que foi instalado na segunda-feira. Isto, para que a CIM entre no segundo semestre do novo ano com “uma noção concreta das áreas” a serem privilegiadas com fundos europeus, a negociar com o Governo e com Bruxelas, no âmbito do quadro comunitário que se inicia em 2027.

- PUB -

À partida, Frederico Rosa elege a “mobilidade, os serviços públicos – onde se inclui a habitação, a educação e a saúde – e empresas e indústria” como eixos prioritários para investimento, a articular com “os dois grandes projetos do País decididos para a península: o novo aeroporto e a terceira travessia sobre o Tejo”.

“É necessário o investimento nas ligações Barreiro-Seixal, Barreiro-Montijo, ligações de acesso ao Porto de Setúbal, ligações à terceira travessia e ao aeroporto, aos parques industriais e de logística”, exemplificou, no âmbito da mobilidade.

No que toca aos serviços públicos aponta ao investimento na habitação para arrendamento acessível, em virtude do crescimento populacional que a região não pára de sentir, nas três “Unidades Locais de Saúde” da região (Arrábida, Arco Ribeirinho e Almada-Seixal) e no setor da educação, através da “requalificação dos estabelecimentos escolares e da construção de novos”.

- PUB -

A aposta nas empresas e na indústria é outro dos objetivos primordiais, tendo em vista a “criação de emprego”, mas “com produção de riqueza” e “conhecimento” aplicado pela academia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não