Franceses dominam segunda etapa da Taça da Europa de águas abertas em Setúbal

Franceses dominam segunda etapa da Taça da Europa de águas abertas em Setúbal

Franceses dominam segunda etapa da Taça da Europa de águas abertas em Setúbal

Sacha Velly e Caroline Jouisse conquistam ouro. Câmara Municipal coloca cidade do Sado como “referência” na natação em águas abertas

A segunda etapa da Taça da Europa, maratona aquática na distância de dez quilómetros, que teve lugar neste domingo, foi ganha pelos franceses Sacha Velly e Caroline Jouisse. Já no Campeonato Europeu de Juniores, os franceses voltaram a estar em destaque, com Emile Mesmacque e Lou-Ann Gaudaire a vencerem na distância de 10 quilómetros. Após as provas deste fim-de-semana, a Câmara de Setúbal avaliou a cidade como uma “referência” na natação em águas abertas.

- PUB -

Sacha Velly, que há uma semana foi segundo na Taça do Mundo, dominou na Taça da Europa ao terminar em 01h51m45s, superiorizando-se ao italiano Fabio Dalu, em segundo, com mais 22,94 segundos, ou seja 01h52m08s, e ao turco Berk Boz, em terceiro, com o tempo de 01h52m10s.

Já na prova feminina, Caroline Jouisse, que havia sido terceira na Taça do Mundo, foi mais forte nos derradeiros metros e terminou a maratona em 02h00m57s, seguindo-se a monegasca Lisa Pou, em segundo, com 02h00m57s, e a italiana Giulia Berton, em terceiro, com o tempo de 02h00m59s.

Relativamente aos nadadores portugueses, Francisco Amaral e Tomás Sarreira foram, respectivamente, 13.º e 16.º da classificação geral da prova. Além da segunda etapa da Taça da Europa, a cidade do Sado acolheu, nos dias 19, 20 e 21, o Campeonato Europeu de Juniores, a que se juntou, nos dias 14 e 15, a terceira etapa da Taça do Mundo, esta última promovida pela World Aquatics.

- PUB -

Quanto aos resultados no Campeonato Europeu de Juniores, os franceses Emile Mesmacque e Lou-Ann Gaudaire venceram na distância de 10 quilómetros, enquanto o grego Konstantinos Chourdakis Chourdakis e húngara Napsugar Nagy conquistam ouro na prova dos 7,5 quilómetros.

Já na prova dos cinco quilómetros, venceram o grego Nikolaos Kakoulakis e a turca Su Inal, sendo que nos três quilómetros de sprint knockout triunfaram os franceses Emile Mesmacque e Lou-Ann Gaudaire, enquanto nas estafetas mistas o triunfo coube às equipas da Hungria, em sub-16, e de Itália, em sub-19.

Autarquia elogia “condições ímpares” da cidade do Sado

- PUB -

No final da segunda etapa da Taça da Europa, o vereador da Câmara Municipal, Pedro Pina, colocou Setúbal como uma referência nesta disciplina aquática. “Temos condições ímpares que fazem de Setúbal uma referência nacional e mundial da natação em águas abertas”, afirmou o autarca.

Sobre as várias provas que decorreram nos últimos dias, Pedro Pina considerou que foi um período de “grande intensidade e de grande exigência logística”, em que Setúbal e a Câmara Municipal deram “uma vez mais” a demonstração de uma “grande capacidade de organização” de eventos internacionais, cuja avaliação é “extremamente positiva”.

Para o autarca, o sucesso na realização destas provas, em parceria com a Federação Portuguesa de Natação, World Aquatics e European Aquatics, demonstra que Setúbal tem uma “condição ímpar” quer para o acolhimento de etapas mundiais quer europeias.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não