10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
Fórum Regional de Enoturismo promove debate na região

Fórum Regional de Enoturismo promove debate na região

Fórum Regional de Enoturismo promove debate na região

Profissionais do sector apontam falta de alojamento e de transporte como principais problemas do distrito

 

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) nacionais, organizaram uma iniciativa, a decorrer até 2023, que leva os agentes económicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas a debaterem os pontos fortes e de melhoria do enoturismo nacional, em diversos fóruns regionais que acontecem em vários pontos do País.

Esta semana a acção ocorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com um painel de seis profissionais do sector que deram conta dos principais problemas e necessidades da actividade no distrito. A falta de transporte e de alojamento junto às entidades enoturísticas revelaram ser as principais preocupações dos oradores presentes.

Jorge Humberto, director do Departamento Operacional da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), revelou ter ficado “contente” com o “aparecimento de uma empresa metropolitana de transportes com mais carreiras e mais horários”. “Considero que, se tivesse resultado, esta iniciativa faria muito mais pelo enoturismo do que muita da promoção turística e workshops já organizados”, afirmou.

No entanto, o membro da ERT-RL lamenta que a operação não tenha corrido “da melhor forma”, sublinhando que esta, a juntar à falta de alojamento junto às empresas enoturísticas, é uma questão que “afasta” os turistas da região. Já Paulo Costa, director-adjunto da administração do grupo Bacalhôa Vinhos de Portugal, referiu também a falta de recursos humanos como um ponto preocupante no sector.

“Nesta área tem de existir uma formação maior, sendo igualmente importante cativar as pessoas, principalmente os mais jovens, para o projecto. O que queremos sempre transmitir é uma grande paixão pelo enoturismo”, explicou. O evento contou ainda com a participação de Ângelo Machado, presidente da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, Henrique Soares, presidente da CVR da Península de Setúbal, Maria Jacinta Sobral da Silva, gestora d’ A Serenda Enoturismo e Sofia Soares Franco, responsável de enoturismo da José Maria da Fonseca.

O fórum, que decorreu durante a tarde da passada terça-feira, contou com a participação de alguns membros da direcção da APENO, na apresentação das vantagens e actividades da associação, bem como com a participação de Adelino Abrantes, consultor comercial e editorial da APENO, na introdução do “Guia de Enoturismo”.

Cerca de 40 pessoas participaram no Dia Mundial do Enoturismo na freguesia

O Dia Mundial do Enoturismo, celebrado no passado domingo, reuniu cerca de 40 pessoas na freguesia de Azeitão, numa visita guiada à adega da Quinta de Catralvos. A iniciativa “Sentir os Vinhos da Península de Setúbal” contou também com um magusto com batata-doce e castanha assada e um momento simbólico de abertura de um novo vinho. Na sequência do programa, a Casa da Baía recebeu ainda, na tarde de segunda-feira, a apresentação do filme “Da Adega à Garrafeira – O Moscatel de Setúbal”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -