7 Julho 2024, Domingo

- PUB -
Fórum das autarquias para discutir fecho da Urgência Pediátrica já tem data marcada

Fórum das autarquias para discutir fecho da Urgência Pediátrica já tem data marcada

Fórum das autarquias para discutir fecho da Urgência Pediátrica já tem data marcada

Fotografia: Alex Gaspar

Câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra agendam Fórum Intermunicipal da Saúde para 23 de Março

 

As câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra agendaram para a próxima quinta-feira, dia 23 de Março, o Fórum Intermunicipal da Saúde, durante o qual os três autarcas vão preparar uma resposta para evitar que a decisão de encerrar quinzenalmente, aos fins-de-semana, a Urgência de Pediatria do Hospital de São Bernardo seja implementada.

- PUB -

De acordo com o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, em informação partilhada na sua página oficinal na rede social Facebook, no Fórum da Saúde, que tem início às 19h30 e vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Setúbal, vai ser discutida “a decisão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde [SNS]”.

O Fórum da Saúde, no qual vão dar o seu contributo “várias entidades ligadas ao sector”, é um “movimento criado por iniciativa do presidente da Câmara de Setúbal”, e “ao qual se associaram os concelhos de Palmela e Sesimbra, para exigir respostas para os problemas na área da saúde, com destaque para os do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS)”.

“Rejeitamos esta decisão do Ministério da Saúde e recordamos que, na reunião realizada entre o ministro da Saúde e os presidentes das câmaras, em 15 de Fevereiro passado, a adopção desta medida concreta não esteve em discussão”, explica André Martins.

- PUB -

Por este motivo, o autarca frisa que “torna-se, assim, incompreensível que se anuncie agora um encerramento que penaliza fortemente as populações destes três concelhos e de uma boa parte do litoral alentejano”.

“A concretizar-se este encerramento das urgências pediátricas, que a Câmara de Setúbal tudo fará para contrariar, é exigível que a Direcção Executiva do SNS quantifique, de imediato, que recursos do INEM serão alocados a este hospital para transporte de doentes”, sublinha André Martins. Isto tendo em conta que “a indicação [é] de que o INEM deve estar em regime de prontidão”.

Para o autarca, tal indicação, “face à gravidade desta anunciada decisão, é absolutamente insuficiente e não tranquiliza as populações servidas por esta urgência”. Já o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, disse a O SETUBALENSE ter ficado “desiludido porque durante todo o processo reivindicativo e de contacto institucional com o ministro da Saúde, sempre foi dito que esta medida de rotatividade seria transitória e que não iria além do final de Março”.

- PUB -

Para o edil palmelense, “o calendário que foi publicado é como andar num carrocel, em busca da urgência que está a funcionar”.

Também a Câmara de Sesimbra comentou a decisão da Direcção Executiva do SNS, ao afirmar ter recebido a informação “com muita surpresa e preocupação”. “Esta opção, tomada mais uma vez sem se ouvirem os municípios ou comissões de utentes, vai ter um efeito muito negativo na prestação de cuidados de saúde à população”, considera a edilidade sesimbrense.

A decisão da Direcção Executiva do SNS, que foi anunciada esta segunda-feira, passa por encerrar a Urgência de Pediatria do Hospital de São Bernardo, principal unidade de saúde do CHS, de 15 em 15 dias, entre as 21 horas de sexta-feira e as 09 horas de segunda-feira.

Além disso, o Centro Hospitalar de Setúbal explicou a O SETUBALENSE que “o serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai encerrar no mesmo horário”, também de 15 em 15 dias. Já a actividade do bloco de partos é suspensa, quinzenalmente, a partir das 9 horas de sexta-feira e até às 9 horas de segunda-feira.

A medida, incluída na estratégia de reorganização dos serviços de Urgência de Pediatria da Região de Lisboa e Vale do tejo, vai estar em vigor entre 01 de Abril e 30 de Junho. No documento que informa sobre este plano é referido que no Hospital Garcia de Orta, em Almada, e no Centro Hospitalar Barreiro Montijo as urgências pediátricas vão estar abertas 24 horas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -