Novo modelo de recolha e limpeza implementado este ano envolveu um investimento de cerca de 142 mil euros e abrangeu sete praias do concelho
Setenta e seis toneladas de resíduos foram recolhidas durante a época balnear nas praias de Setúbal, no âmbito de um novo modelo de recolha de resíduos e de limpeza urbana implementado este ano pelos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS).
Entre junho e outubro, os SMS assumiram as operações de recolha e limpeza nas praias da Saúde, Albarquel, Figueirinha, Galapos, Galapinhos, Creiro e Alpertuche. Segundo o município, a intervenção procurou reforçar os meios de deposição e aumentar a capacidade operacional dos serviços.
A operação envolveu dez operadores de limpeza e um encarregado, apoiados por duas viaturas de caixa aberta, um trator e uma máquina de crivo para a limpeza dos areais. Foram ainda disponibilizados mais de 90 contentores de 120 litros, respetivos suportes e sacos destinados à separação das diferentes frações de resíduos.
Uma das principais alterações introduzidas foi a modernização do sistema de deposição. Na Praia da Figueirinha foram instalados três contentores semienterrados com capacidade para cinco metros cúbicos cada, enquanto a Praia de Albarquel recebeu um equipamento com a mesma capacidade.
Os novos contentores substituíram equipamentos de superfície, permitindo, de acordo com os SMS, aumentar a capacidade de armazenamento e reduzir o impacte visual.
O novo modelo incluiu também limpezas mecânicas dos areais durante a madrugada, a integração da recolha de resíduos indiferenciados e recicláveis numa única operação e a triagem dos resíduos produzidos nas praias.
De acordo com os Serviços Municipalizados de Setúbal, o investimento na operação rondou os 142 mil euros. O balanço divulgado pelo município aponta para uma “melhoria clara na qualidade da limpeza das praias”, com benefícios nas condições de utilização das zonas balneares, na eficiência das operações e na reciclagem dos resíduos.
A intervenção faz parte de um processo mais amplo de alteração dos sistemas de recolha no território. No Portinho da Arrábida encontra-se ainda em fase de implementação a recolha porta a porta destinada ao setor residencial, estando também prevista a recolha de biorresíduos no setor da restauração.