Nova unidade industrial representa investimento de 12 milhões de euros na área da biotecnologia
Setúbal vai receber uma nova unidade industrial da farmacêutica canadiana EXMCeuticals para a produção de filtros para máscaras e gel desinfectante feitos à base de canábis. O novo investimento desta empresa, com escritório e laboratório instalados em Portugal desde 2018, foi noticiado pelo Jornal Económico, que aponta a valor de 12 milhões de euros para o desenvolvimento do projecto.
Com a sua equipa de investigadores a desenvolver pesquisas sobre a aplicabilidade da canábis a produtos medicinais num dos laboratórios do TecLabs da Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa, a EXMCeuticals está cada vez mais interessada nas potencialidades da canábis com fins medicinais e na abertura do mercado português a estes produtos.
Os resultados positivos que tem obtido a partir desta investigação, a EXMCeuticals decidiu avançar para um local com maior capacidade de alojamento e produção, tendo identificado uma unidade industrial em Setúbal.
De acordo com as estimativas do Departamento de Pesquisa Biomédica da empresa é estimado que, no futuro, o valor do mercado mundial da canábis medicinal atingirá cerca de 69 mil milhões de euros até 2027. O mercado europeu será um dos que mais irá crescer nos próximos sete anos, no qual Portugal estará em destaque devido a várias operações internacionais que está a receber de Norte a Sul, investindo na produção da planta de canábis.
A sociedade EXMCEUTICALS PORTUGAL, LDA. foi registada em Portugal há dois anos, com o objectivo de desenvolver actividades no sector da biotecnologia e para além de utilizar um dos laboratórios da Faculdade de Ciências, tem sede na Rua Ernesto de Vasconcelos, em Alvalade, Lisboa.