Festival Luísa Todi arrancou no Convento de Jesus e dura até Fevereiro

Festival Luísa Todi arrancou no Convento de Jesus e dura até Fevereiro

Festival Luísa Todi arrancou no Convento de Jesus e dura até Fevereiro

Cerimónia oficial de abertura marcada para quinta-feira, com deposição de flores junto do busto da cantora lírica

A segunda edição do Festival Luísa Todi arrancou este sábado no Convento de Jesus, tendo como concerto de abertura “Os Três Barítonos”, Gonçalo Martins, Diogo Oliveira e João Merino, acompanhados ao piano por Tiago Mileu. O evento, que vai ter espectáculos até 2 de Fevereiro, inclui, entre outros, os cantores Carlos Guilherme, Carla Caramujo e o Coro Setúbal Voz.

- PUB -

Na Igreja do Convento de Jesus, antes do primeiro evento do festival, o presidente da Câmara Municipal, André Martins, recordou que, o festival “nasceu em 2024 para transfigurar todo o concelho de Setúbal num epicentro de excelência cultural”, fazendo uma “justa homenagem à notável Luísa Todi, cujo legado musical continua a ser fonte inesgotável de inspiração”.

O director artístico do festival, Jorge Salgueiro, agradeceu o apoio do município, “sem o qual nada disto era possível”, e disse esperar que “o festival crie, mais uma vez, espectáculos que enriqueçam o património da cidade e o património da Associação Setúbal Voz”.

O festival prossegue na quinta-feira, dia 9, às 11 horas, com a cerimónia oficial de abertura na Glorieta a Luísa Todi, com a deposição de flores junto do busto da cantora lírica, a intervenção de várias personalidades e a participação artística da soprano Helena de Castro e da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

- PUB -

No dia seguinte, às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, é apresentado o cineconcerto “O Americano”, pela Companhia de Ópera de Setúbal, Coro Setúbal Voz e Pequena Orquestra. Este vai ter música de Jorge Salgueiro e imagens da série “O Americano” (RTP), que conta a história de Faustino Cavaco, condenado a 18 anos de cadeia e que foi “o protagonista da fuga mais sangrenta da história prisional portuguesa”, no início da década de 1980.

Já no dia 11, às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi é apresentado o concerto encenado “As Três Sopranas – I’m the Star of the Night!!!”, com Constança Melo, Helena de Castro e Mariana Chaves, acompanhadas pela Orquestra do Festival Luísa Todi.

Para o dia seguinte, às 17 horas, também no Fórum Municipal, está agendado o musical “Kate e o Skate”, com libreto de Risoleta Pinto Pedro e música e encenação de Jorge Salgueiro.

- PUB -

Já dia 17, às 11 horas, no Auditório Bocage, são apresentadas “árias desenhadas para crianças”, que serão interpretadas pela soprano Mariana Chaves, acompanhada ao piano por Tiago Mileu. O tenor Carlos Guilherme, acompanhado por Tiago Mileu, protagoniza “Canto de uma Vida”, no dia 24, às 21 horas, no Auditório da Escola Secundária D. João II.

A programação do festival inclui ainda um recital pelos alunos dos conservatórios de Palmela, Setúbal e Montijo, acompanhados pelo pianista Gonçalo Simões e um pela soprano Elisa Bastos com canções eruditas brasileiras, acompanhada por Tiago Mileu, no dia 18, às 21 horas, no Auditório Bocage.

No dia 1 de Fevereiro, às 21 horas, no Auditório da Escola Secundária D. João II, há um recital pela soprano Carla Caramujo acompanhada por Pedro Oliveira Lopes, ao piano. À noite, no salão nobre dos Paços do Concelho, “Constança e a Orquestra de Assobios” encerra a 2.ª edição do Festival Luísa Todi.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -