Cerimónia oficial de abertura marcada para quinta-feira, com deposição de flores junto do busto da cantora lírica
A segunda edição do Festival Luísa Todi arrancou este sábado no Convento de Jesus, tendo como concerto de abertura “Os Três Barítonos”, Gonçalo Martins, Diogo Oliveira e João Merino, acompanhados ao piano por Tiago Mileu. O evento, que vai ter espectáculos até 2 de Fevereiro, inclui, entre outros, os cantores Carlos Guilherme, Carla Caramujo e o Coro Setúbal Voz.
Na Igreja do Convento de Jesus, antes do primeiro evento do festival, o presidente da Câmara Municipal, André Martins, recordou que, o festival “nasceu em 2024 para transfigurar todo o concelho de Setúbal num epicentro de excelência cultural”, fazendo uma “justa homenagem à notável Luísa Todi, cujo legado musical continua a ser fonte inesgotável de inspiração”.
O director artístico do festival, Jorge Salgueiro, agradeceu o apoio do município, “sem o qual nada disto era possível”, e disse esperar que “o festival crie, mais uma vez, espectáculos que enriqueçam o património da cidade e o património da Associação Setúbal Voz”.
O festival prossegue na quinta-feira, dia 9, às 11 horas, com a cerimónia oficial de abertura na Glorieta a Luísa Todi, com a deposição de flores junto do busto da cantora lírica, a intervenção de várias personalidades e a participação artística da soprano Helena de Castro e da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.
No dia seguinte, às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, é apresentado o cineconcerto “O Americano”, pela Companhia de Ópera de Setúbal, Coro Setúbal Voz e Pequena Orquestra. Este vai ter música de Jorge Salgueiro e imagens da série “O Americano” (RTP), que conta a história de Faustino Cavaco, condenado a 18 anos de cadeia e que foi “o protagonista da fuga mais sangrenta da história prisional portuguesa”, no início da década de 1980.
Já no dia 11, às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi é apresentado o concerto encenado “As Três Sopranas – I’m the Star of the Night!!!”, com Constança Melo, Helena de Castro e Mariana Chaves, acompanhadas pela Orquestra do Festival Luísa Todi.
Para o dia seguinte, às 17 horas, também no Fórum Municipal, está agendado o musical “Kate e o Skate”, com libreto de Risoleta Pinto Pedro e música e encenação de Jorge Salgueiro.
Já dia 17, às 11 horas, no Auditório Bocage, são apresentadas “árias desenhadas para crianças”, que serão interpretadas pela soprano Mariana Chaves, acompanhada ao piano por Tiago Mileu. O tenor Carlos Guilherme, acompanhado por Tiago Mileu, protagoniza “Canto de uma Vida”, no dia 24, às 21 horas, no Auditório da Escola Secundária D. João II.
A programação do festival inclui ainda um recital pelos alunos dos conservatórios de Palmela, Setúbal e Montijo, acompanhados pelo pianista Gonçalo Simões e um pela soprano Elisa Bastos com canções eruditas brasileiras, acompanhada por Tiago Mileu, no dia 18, às 21 horas, no Auditório Bocage.
No dia 1 de Fevereiro, às 21 horas, no Auditório da Escola Secundária D. João II, há um recital pela soprano Carla Caramujo acompanhada por Pedro Oliveira Lopes, ao piano. À noite, no salão nobre dos Paços do Concelho, “Constança e a Orquestra de Assobios” encerra a 2.ª edição do Festival Luísa Todi.