Festival Internacional de Teatro termina após dez dias de apresentações

Festival Internacional de Teatro termina após dez dias de apresentações

Festival Internacional de Teatro termina após dez dias de apresentações

Certame proporcionou perto de três dezenas de espetáculos cénicos, além de encontros, oficinas e sessões de cinema

Chegou ao fim a 27.ª Festa do Teatro, realizada entre 21 e 30 de agosto em vários equipamentos e no espaço público do concelho, numa edição em que esteve em destaque a partilha da “mensagem de liberdade”. A XXVII Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal, cuja organização esteve a cabo do Teatro Estúdio Fontenova, em parceria com o município ao longo de dez dias, proporcionou perto de três dezenas de espetáculos cénicos, além de encontros, oficinas e sessões de cinema.

- PUB -

O certame encerrou este sábado, no Fórum Luísa Todi, com circo, humor e música ao vivo em “Revolución”, uma peça apresentada pela companhia Teatro sobre Ruedas, com direção artística de Marta Sitjà e Javi Parrapara, questionar a relação humana com os limites e com o tédio do quotidiano.

“Da Beleza das Coisas Invisíveis”, pela Musa, “Sob a Terra”, da Leirena Teatro, “Teatro (me) Lambe-Lambe para Maiores”, por Kelly Lima, “Naufrágios”, pelo Teatro do Vazio, “A Falecida Mãe da Madame”, pela A Bruxa Teatro, “Olha a Bruxa, Nicolau”, por UmColetivo, e “O Velho Eremita”, de Krisália, foram alguns destaques da programação deste ano.

Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal destacou também a exposição “40 anos de Teatro Estúdio Fontenova”, com curadoria de Ana Rodrigues e Paula Moita, repartida entre Fórum Municipal Luísa Todi, Artes Café da Casa da Cultura, União Setubalense e Escola Secundária Sebastião da Gama, na qual, esta sexta-feira, decorreu a finissage.

- PUB -

De acordo com a autarquia, esta mostra, com pedaços de cenografia, pequenos adereços, figurinos, fotografias e vídeos, foi apresentada em género de álbum de memórias, de homenagem e de celebração ao Teatro Estúdio Fontenova, fundado em 1985, com mais de nove dezenas de criações teatrais ao longo de quarenta anos.

O diretor artístico da Festa do Teatro, José Maria Dias, deixou na cerimónia de encerramento um agradecimento “a todos os que contribuíram para o êxito desta edição, em especial a Câmara Municipal de Setúbal, bem como a todos aqueles que, de qualquer forma, têm contribuído para que o festival continue”.

Presente neste último dia esteve também o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, tendo enaltecido a importância da “mensagem de liberdade”. “Este festival tem tido a coragem de ser mais do que uma festa do teatro, com mensagens, passadas pelos espetáculos, deste mundo que vivemos, nomeadamente ao fim da guerra e dos massacres que continuam a existir”, afirmou o autarca.

- PUB -

O vereador destacou que “a festa fez-se e continuará a fazer-se”, e elogiou um elemento especial preparado. “Esta companhia, a celebrar quarenta anos de uma vida de persistência, teve como apontamento estético uma barata, o qual, corajosamente, muitos dos que fizeram a maratona do festival traziam na lapela”, atirou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não