Certame levou mais de uma dezena de iniciativas a vários espaços e equipamentos do concelho ao longo de cinco dias
A 14.º edição do Festival Internacional de Música de Setúbal terminou com mais de duas centenas de crianças e jovens no palco do Fórum Municipal Luísa Todi. O certame levou mais de uma dezena de iniciativas a vários espaços e equipamentos do concelho, incluindo concertos e masterclasses, ao longo de cinco dias, entre 7 e 11 de Maio.
Neste concerto final, a orquestra, formada por alunos das escolas de música reforçados por profissionais, juntou 50 elementos, enquanto o coro integrou 185 alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. Este espectáculo contou ainda com as participações da Academia Luísa Todi, da Academia de Música de Almada, dos conservatórios regionais de Setúbal, Palmela e Covilhã, do Coral Infantil de Setúbal e da Escola Profissional de Artes da Covilhã.
Para o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, foi um “espectáculo maravilhoso”. Na cerimónia de agradecimento que se seguiu ao concerto o autarca realçou que a música e a cultura “são o caminho”, mas a inclusão é “muito importante”, tendo um “papel determinante” neste festival.
Já Lucy O’Rorke considerou que o festival “foi incrível e teve muitos momentos memoráveis”, com o concerto de encerramento a ser “a cereja no topo do bolo”. Salientou ainda o “grande prazer” que teve por estar em Setúbal a “celebrar mais uma vez um festival tão especial”, que “desde 2011 junta a comunidade e as crianças”.
O presidente da A7M – Associação do Festival de Música de Setúbal, Carlos Biscaia, confessou ter ficado “esmagado” pela actuação das crianças e jovens no concerto de encerramento, no qual foi “difícil distinguir quem é profissional e quem é amador”, realçando que a actuação ao lado dos mestres permite às crianças crescerem.
Por fim, o director artístico do festival, Bruno Martins, pediu uma salva de palmas para todos os professores dos jovens que participaram no concerto e agradeceu aos seus pais, por permitirem a realização dos ensaios, “Obrigado a todos. Viva o Festival Internacional de Música de Setúbal, viva estas crianças e estes jovens”.
O tema escolhido para este ano foi ‘Memórias e Tradições’, tendo como objectivo homenagear heranças musicais que atravessam gerações, para reforçar a identidade e memória colectivas.