Festa do Teatro reserva ainda quatro dias com dezenas de espetáculos e atividades

Festa do Teatro reserva ainda quatro dias com dezenas de espetáculos e atividades

Festa do Teatro reserva ainda quatro dias com dezenas de espetáculos e atividades

Para trás ficam cinco dias de produções cénicas e iniciativas, mas até sábado ainda há muita programação a decorrer

A XXVII Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal está prestes a terminar e para trás ficam, até agora, cinco dias marcados por dezenas de espetáculos e atividades que têm passado por vários espaços do concelho.

- PUB -

Este fim de semana contou com vários destaques na programação entre os quais “Cafelina”, poema visual criado com imagens de café ilustrou, que encheu o Jardim do Bonfim na manhã de domingo e, de tarde, o Jardim de Palhais. A apresentação, a cargo de Lucía Merlino, mostrou uma “tela pintada em movimento com acrobacias dançadas e equilibradas nas mãos”, como explica a nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE.

“Nem Mais Uma”, de Yakelin Morales, na União Setubalense, “Memorabília”, pela Alma d’Arame, no Fórum Municipal Luísa Todi, e “Um Submarino em Marte”, da Imaginar do Gigante, na Escola Secundária Sebastião da Gama foram outras novidades numa festa que é organizada pelo Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Até ao próximo sábado, dia de encerramento da Festa do Teatro, esperam-se outras atividades e mais de uma dezena de espetáculos teatrais que vão passar por locais como a Casa da Cultura e o Auditório José Afonso.

- PUB -

Caso disso é, por exemplo, a tertúlia “O teatro é uma cartilha ideológica?” inserida na atividade “Conversas de Teatro” em que o diretor da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva, João Costa, o investigador em políticas culturais e docente na ESAD. CR e o rapper Xullaji (Nuno Santos), vão conversar sobre como as artes podem agir face ao crescimento do discurso de ódio na rua e nas redes sociais. A atividade decorre a partir das 17 horas de hoje no Café das Artes, na Casa da Cultura.

Outra das sugestões é, também hoje a partir das 23h15 no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama, a mostra de duas curtas-metragens do Festroia. Nesta iniciativa vai assistir- -se a “Casa de Aprender”, de Filipa Seabra, um documentário que dá a conhecer o percurso de Anil Samarth e, “O Voo do Rouxinol”, de Fazel Ustad Sapand e Leonardo Silva, onde as mulheres afegãs são protagonistas. Neste mesmo pátio, mas desta vez pelas 23h15 de sábado, espera-se um apontamento musical de Djarabi Quintet, grupo criado em Espanha por músicos oriundos do nosso país vizinho, da Bélgica e do Senegal.

Patente até ao último dia do festival de teatro está a exposição “40 anos do Teatro Estúdio Fontenova”, uma mostra que tem como objetivo mostrar mais de quatro décadas da história da companhia, bem como a produção cénica, através de cenografia, pequenos adereços figurinos, fotografias, vídeos, entre muitos outros elementos. Esta tem curadoria de Ana Rodrigues e Paula Moita.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não