Festa do Moinho de Maré da Mourisca volta a cumprir tradições e encantar paladares

Festa do Moinho de Maré da Mourisca volta a cumprir tradições e encantar paladares

Festa do Moinho de Maré da Mourisca volta a cumprir tradições e encantar paladares

Oito colectividades e nove tasquinhas aliaram-se à música e animação para um certame que terminou no domingo

Gastronomia e uma pitada de animação foram os ingredientes ideais para a realização de mais uma edição da Festa do Moinho de Maré da Mourisca que terminou este domingo depois de um fi m-de-semana que manteve, em mais um ano, a tradição.

- PUB -

No total contaram-se oito colectividades e nove tasquinhas, que serviram iguarias desde as ostras e variado marisco ao choco frito ou arroz de lingueirão, pratos aos quais se aliaram também os doces e os licores. Em conjunto, música e bailes ou um torneio de malha e danças orientais, que mexeram com os visitantes. Entre instituições e comerciantes contaram-se quase 20 stands a visitar.

Presente no último dia do certame esteve o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que elogiou o associativismo que se fez sentir numa festa organizada em conjunto com as juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

“É com as colectividades que se consegue fazer esta mostra e esta gastronomia, com um empenhamento e uma dedicação de servir o público”, lê-se em nota de Imprensa do município. Para o autarca o trabalho em equipa abre portas à possibilidade de “construir uma comunidade mais unida, que se sente melhor, com mais apoio e carinho, e em que todos se sentem envolvidos”.

- PUB -

A autarca do Sado, Marlene Caetano, referiu que esta é “uma festa muito intensa e muito vivida pela comunidade das duas freguesias, uma festa de amizade, de fraternidade e principalmente de sentido de comunidade”.

Por sua vez Luís Custódio, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, elogiou o local onde se realiza a festa que “todos os anos é melhorada, porque há um empenho muito grande” por parte dos envolvidos. Considerou, ainda, que “são as tradições que tornam os locais importantes e intemporais”.

Concursos de pratos, doces e licores foram um dos pontos altos

- PUB -

Os concursos de gastronomia, doçaria e licores foram três dos pontos altos do certame. Assim, e neste primeiro, o pódio foi ocupado por “Caminhada”, do Agrupamento de Escuteiros 1359 do Sado, a “Massinha do Mar”, do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, e os “Choquinhos à Moinho”, da União Desportiva e Recreativa das Pontes. Na parte dos ingredientes mais açucarados destaque para o “Brilho de Laranja”, do Grupo Desportivo Comércio de Santo Ovídeo, os “Amores da Mourisca”, da Paróquia do Faralhão e os “Dois Amores”, da Sado Acolhe.

Na categoria das bebidas os prémios foram distribuídos pelo “Licor de Maçã”, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, a “Poção Mágica”, do Agrupamento de Escuteiros 1359 do Sado, e, o “Licor Folha de Figueira”, do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -