Certame de promoção da ostra de Setúbal contou com participação de seis produtores locais
O Largo José Afonso, em Setúbal, recebeu cerca de três mil pessoas na sexta-feira, sábado e domingo, na segunda edição da Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal, um evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Associação dos Aquacultores de Setúbal.
Este evento contou com a participação de seis produtores locais, sendo eles a Aquanostra, a Global Pinhão, a Herdade do Pinheiro, a Neptun Pearl, a Ostras 3.0 e a Ostras Ribeiro, que serviram ostras ao natural ou cozinhadas, como ceviche de ostra, tártaro de ostra, Bloody Mary de ostra e mignonette de ostra. No menu estiveram ainda outras opções, que incluíram arroz de marisco e pregos, além de doces caseiros servidos pela Cegas Tradições.
Quanto à programação, esta incluiu, todos os dias, workshops de abertura de ostras e sessões de cozinha ao vivo com os chefs Rogério Imaginário e Mauro Loureiro. Relativamente à animação musical, esta foi da responsabilidade de DJ Kenji, Leggo Music e SIR.
Na abertura da Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a importância de iniciativas como esta para a promoção dos produtos locais.
“A Câmara Municipal e as juntas de freguesia do concelho estão muito orgulhosas dos aquacultores do Estuário do Sado e da sua capacidade para produzir e divulgar os produtos endógenos”, assinalou o edil sadino, que se fez acompanhar da vice-presidente do município, Carla Guerreiro, e dos presidentes das juntas de freguesia do Sado, Marlene Caetano, e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, e da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha.
Neste discurso o líder autárquico sublinhou também a união dos produtores, que “constituíram uma associação para promover os produtos locais e dinamizar a aquacultura no rio Sado”, cujo presidente, António Correia, o acompanhou numa volta pelo recinto na abertura do certame.
Para António Correia, eventos como a Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal são “muito importantes” para os produtores locais. “É um momento em que temos a oportunidade de promover a ostra de Setúbal, com as suas características próprias e a sua qualidade, e de contactar diretamente com o consumidor final”, destacou o responsável.
Este evento esteve integrado na estratégia da autarquia setubalense de promoção da gastronomia local a partir de ingredientes típicos e de excelência do concelho e enalteceu o trabalho desenvolvido pelos produtores de ostras.