Comitiva da câmara municipal rumou a Vlore para estar presente no 4.º encontro territorial do projeto Uniting Routes
Uma comitiva da câmara municipal rumou até Vlore, na Albânia, por ocasião do 4.º encontro territorial do projeto Uniting Routes, para apresentar o evento “Festa de Caminhadas na Arrábida”, que promove um turismo sustentável e de sensibilização ambiental.
Entre 27 e 30 de novembro, dias em que decorreu o evento, o debate centrou-se no tema “A União Europeia como Promotora da Proteção Ambiental” tendo também participado os outros municípios parceiros – Montserrat e Caspe, de Espanha, Angri, San Felice a Cancello e Santa Maria a Vico, Itália, e Vlore, Albânia.
A partilha do evento “reforçou o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Arrábida e permitiu aprofundar o diálogo com os restantes parceiros quanto ao desenvolvimento de metodologias conjuntas de valorização ambiental”, segundo explica a informação enviada a O SETUBALENSE.
Durante todos estes dias foram também realizadas atividades centradas na valorização do património natural e cultural de Vlore, tendo também decorrido visitas ao centro histórico da cidade e a participação na cerimónia oficial do Dia da Independência da Albânia. Uma caminhada pelos trilhos naturais de Zvernec, para além do intercâmbio de boas práticas na gestão de paisagem e conservação natural, possibilitou que os participantes tivessem uma experiência direta dos ecossistemas locais e das estratégias de preservação adotadas.
Para criar “um espaço de diálogo produtivo para a apresentação de experiências” e identificar “desafios comuns e para a definição de caminhos futuros” houve tempo para iniciativas de networking que decorreram com o objetivo de criar “pontes de cooperação nos domínios do turismo, ambiente e cultura”.
O “Unindo Rotas” (em português) foi lançado em Angri, Itália, e é financiado pela União Europeia no âmbito do CERV – Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, e pretende estimular o debate sobre a sustentabilidade e a resiliência climática com os municípios e os cidadãos europeus.
A participação do concelho de Setúbal “contribuiu para consolidar relações multilaterais, divulgar o trabalho desenvolvido no território e reforçar o compromisso municipal com práticas alinhadas com os valores europeus de proteção ambiental e promoção de um desenvolvimento sustentável e responsável”, refere a mesma informação.