Festa da Ilustração leva nove exposições a vários espaços do concelho de outubro a janeiro

Festa da Ilustração leva nove exposições a vários espaços do concelho de outubro a janeiro

Festa da Ilustração leva nove exposições a vários espaços do concelho de outubro a janeiro

11.ª edição do evento tem como principais motes a liberdade e a valorização da arte. Inauguração decorre a 3 de outubro

A cidade de Setúbal vai tornar-se num verdadeiro centro de exposições de ilustrações durante vários meses. Está aí à porta a 11.ª edição da Festa da Ilustração que regressa à cidade marcar vários espaços com dezenas de obras de artistas não só nacionais.

- PUB -

De olhos postos nos cenários políticos que têm marcado o País e o mundo a apresentação da festa foi, em grande parte, direcionada para a liberdade e a importância que esta tem no trabalho artístico.

“A Festa de Ilustração tem um conteúdo político, tem uma mensagem política, quer dizer, a liberdade não é negociável. A Câmara Municipal de Setúbal sempre teve na Festa de Ilustração, esta condição: A liberdade de quem queria não é negociável”, referiu o vereador na Câmara de Setúbal com o pelouro da Cultura, Pedro Pina.

No rescaldo dos onze anos do evento o autarca não deixou de apelar para que as exposições possam ser vistas e lembrar que, ao longo dos tempos, o evento tem crescido.

- PUB -

“A Festa de Ilustração faz mais do que ser um conjunto de exposições. Tem feito um trabalho de descentralização de espaços ao longo destes 11 anos, tem feito uma coisa que é a possibilidade de homenagear e reconhecer publicamente, quer artistas consagrados, quer artistas nacionais homenageados nos diferentes espaços onde expõem. Também trazer pessoas e ter manifestações, exposições, colocando em cima da mesa e na ordem do dia matérias de interesse que provavelmente fogem àquilo que são os nossos cotidianos do consumo da cultura. Por isso nós acreditamos que vale a pena”.

No entender do curador do evento este é “atitude, denúncia e preocupação sobre o que está a acontecer”. José Teófilo Duarte considerou que este é “um dos maiores eventos do mundo na área da ilustração a nível de dimensão expositiva”.

Este ano a convidada nacional é Rachel Caiano e, a nível internacional, Yara Kono que vão apresentar os seus trabalhos na Galeria de Exposições da Casa da Cultura e no Espaço João Paulo Cotrim, respetivamente.

- PUB -

Dezenas de trabalhos em mostra em vários espaços do concelho

A inauguração do festival está marcada para 3 de outubro (sexta-feira) onde a partir das 22h30 a galeria da Casa da Cultura começa a contar com a exposição “Salvar do tempo”, da artista nacional Rachel Caiano e, no Espaço João Paulo Cotrim, “Aqui é um bom lugar”, da convidada estrangeira Yara Kono. Ambas estão patentes até 30 de novembro.

No dia seguinte, sábado, o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2025, André da Loba, é responsável pela tertúlia “Contos cantados”. Esta decorre pelas 11h30 na Livraria Culsete.

Neste dia contam-se outras cinco atividades entre as quais a inauguração da exposição “Ilustração Portuguesa” no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, a partir das 15 horas, com trabalhos de ilustradores portugueses. Esta, patente até 15 de novembro, está aberta ao público para visitas às quintas, sextas-feiras e sábados das 15 às 18 horas.

Uma hora mais tarde o Museu do Trabalho Michel Giacometti recebe a inauguração da mostra “O cruciverbalista – 100 anos de palavras cruzadas em Portugal”, de Paulo Novo e Paulo Freixinho, patente até 5 de janeiro. Pelas 17 horas “Bug”, de André Ruivo, é inaugurada na Casa Bocage, onde está disponível para visitas até 29 de novembro.

Um dos destaques da programação é “Zé: sempre o mesmo – 150 anos de Rafael Bordalo Pinheiro”, de Jorge Silva, onde a icónica personagem Zé Povinho vai ser a estrela. Estará na Galeria Municipal do 11 até 6 de dezembro e é inaugurada a 4 de outubro pelas 18 horas.

Para terminar as atividades deste dia, pelas 19 horas, é também inaugurado o projeto artístico “Vidas entre o mar e a terra – Comunidades piscatórias de Setúbal”, da responsabilidade de Evanthia Tsantila com Luís Tibério. Até 23 de novembro a exposição está disponível para visitas no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Para complementar todas estas exposição a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas cedeu os cartazes que marcaram o Dia Mundial do Livro, de 2010 a 2025, e do Dia Internacional do Livro Infantil, de 2005 a 2025, que vão estar em exposição nas bibliotecas de Setúbal e Azeitão até 30 de outubro.

OUTUBRO | Outras atividades paralelas

Além das exposições vão ainda contar-se duas outras atividades paralelas, que vão decorrer no próximo mês. Uma delas na Casa da Cultura, que tem duas datas e quatro horários, que dá pelo nome “Viagens à Volta de uma Linha”. A oficina orientada por Cláudia Nóvoa e Rachel Caiano tem como objetivo explorar “linhas, fios, traços, riscos, rolos e frases”. Esta decorre a 7 e 8 de outubro, às 10h30 e às 14h30.

Esta é destinada, além das famílias, aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos e as inscrições decorrem na Casa da Cultura.

Já a 11 de outubro, pelas 15 horas, a Casa das Imagens Lauro António recebe uma sessão de curtas de André Ruivo, ao que se segue uma conversa. Presentes vão estar o ilustrador, o curador da festa, José Teófilo Duarte e, José Vítor Malheiros. A entrada é livre.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não