Festa da Ilustração inaugurada com exposições de entrada gratuita

Festa da Ilustração inaugurada com exposições de entrada gratuita

Festa da Ilustração inaugurada com exposições de entrada gratuita

Mostras de Rachel Caiano e Yara Kono foram ponto alto da abertura do certame, que vai na 11.ª edição

A Festa da Ilustração foi inaugurada este fim de semana com perto de uma dezena de exposições de entrada gratuita. O evento, que vai na 11.ª edição, teve estas mostras inauguradas em diversos equipamentos culturais da cidade. A inauguração das exposições das duas convidadas deste ano, Rachel Caiano e Yara Kono, foi o ponto alto da abertura do certame, na sexta-feira, tendo o sábado ficado marcado pela abertura das sete restantes exposições.

- PUB -

Na inauguração, no espaço A Gráfica, da ‘Ilustração Portuguesa’, composta por uma seleção de trabalhos de ilustradores portugueses, de 2024 e de 2025, o vereador da Cultura, Pedro Pina considerou que “marca a diferença ao fazer um retrato muito abrangente e qualificado daquilo que é o melhor que se faz na ilustração em Portugal”.

Já José Teófilo Duarte, do atelier DDLX e curador da Festa da Ilustração, sublinhou a importância desta exposição, que em 2025 apresenta um conjunto de trabalhos que “foi muito mais selecionado do que em edições anteriores para mostrar o que de melhor se faz nesta arte no país”.

Esta exposição fica patente no espaço A Gráfica até 15 de novembro, com visitas sem marcação às quintas, sextas e sábados, das 15h00 às 18h00. Até à mesma data está disponível também, na Livraria Culsete, ‘Contos Cantados’, com trabalhos de André da Loba, Prémio Nacional da Ilustração 2025.

- PUB -

Além das exposições vão ainda contar-se duas outras atividades paralelas, que vão decorrer ao longo do mês. Uma delas na Casa da Cultura, que tem duas datas e quatro horários, que dá pelo nome “Viagens à Volta de uma Linha”. A oficina orientada por Cláudia Nóvoa e Rachel Caiano tem como objetivo explorar “linhas, fios, traços, riscos, rolos e frases”. Esta decorre hoje e amanhã, às 10h30 e às 14h30.

Esta é destinada, além das famílias, aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos e as inscrições decorrem na Casa da Cultura. Já a 11 de outubro, pelas 15 horas, a Casa das Imagens Lauro António recebe uma sessão de curtas de André Ruivo, ao que se segue uma conversa. Presentes vão estar o ilustrador, o curador da festa, José Teófilo Duarte e, José Vítor Malheiros. A entrada é livre.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não