Mostras de Rachel Caiano e Yara Kono foram ponto alto da abertura do certame, que vai na 11.ª edição
A Festa da Ilustração foi inaugurada este fim de semana com perto de uma dezena de exposições de entrada gratuita. O evento, que vai na 11.ª edição, teve estas mostras inauguradas em diversos equipamentos culturais da cidade. A inauguração das exposições das duas convidadas deste ano, Rachel Caiano e Yara Kono, foi o ponto alto da abertura do certame, na sexta-feira, tendo o sábado ficado marcado pela abertura das sete restantes exposições.
Na inauguração, no espaço A Gráfica, da ‘Ilustração Portuguesa’, composta por uma seleção de trabalhos de ilustradores portugueses, de 2024 e de 2025, o vereador da Cultura, Pedro Pina considerou que “marca a diferença ao fazer um retrato muito abrangente e qualificado daquilo que é o melhor que se faz na ilustração em Portugal”.
Já José Teófilo Duarte, do atelier DDLX e curador da Festa da Ilustração, sublinhou a importância desta exposição, que em 2025 apresenta um conjunto de trabalhos que “foi muito mais selecionado do que em edições anteriores para mostrar o que de melhor se faz nesta arte no país”.
Esta exposição fica patente no espaço A Gráfica até 15 de novembro, com visitas sem marcação às quintas, sextas e sábados, das 15h00 às 18h00. Até à mesma data está disponível também, na Livraria Culsete, ‘Contos Cantados’, com trabalhos de André da Loba, Prémio Nacional da Ilustração 2025.
Além das exposições vão ainda contar-se duas outras atividades paralelas, que vão decorrer ao longo do mês. Uma delas na Casa da Cultura, que tem duas datas e quatro horários, que dá pelo nome “Viagens à Volta de uma Linha”. A oficina orientada por Cláudia Nóvoa e Rachel Caiano tem como objetivo explorar “linhas, fios, traços, riscos, rolos e frases”. Esta decorre hoje e amanhã, às 10h30 e às 14h30.
Esta é destinada, além das famílias, aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos e as inscrições decorrem na Casa da Cultura. Já a 11 de outubro, pelas 15 horas, a Casa das Imagens Lauro António recebe uma sessão de curtas de André Ruivo, ao que se segue uma conversa. Presentes vão estar o ilustrador, o curador da festa, José Teófilo Duarte e, José Vítor Malheiros. A entrada é livre.