Certame com dez exposições que exploram valores da liberdade e homenageiam figuras que lutaram pela democracia
A Festa da Ilustração está de regresso a Setúbal para celebra o 10.º aniversário. Com um programa dedicado a José Afonso e Sebastião da Gama, o certame proporciona, a partir de 5 de Outubro, uma dezena de exposições em vários equipamentos culturais do concelho.
Nesta décima edição do evento tem como ilustradores convidados a portuguesa Catarina Sobral, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração atribuído em 2024, e três artistas premiados do Uruguai, existindo ainda espaço para uma homenagem ao ilustrador veterano João da Câmara Leme.
Nesta edição do certame, o evento, que tem a curadoria a cargo de Teófilo Duarte, conta com apoios da Casa do Design do Município de Matosinhos e da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, alia a comemoração do décimo aniversário à celebração dos 50 Anos do 25 de Abril. Dessa forma, terá exposições que exploram os valores da liberdade e da resistência e homenageiam figuras que lutaram pela democracia em Portugal.
O certame tem o seu arranque marcado para 5 de Outubro, às 18 horas, na Casa da Cultura, com a inauguração da exposição de Catarina Sobral, que fica patente até 24 de Novembro, e uma mostra conjunta dos ilustradores uruguaios ca_teter, Victoria Capdepon e Alejo Schettin, sendo que esta pode ser visitada até 29 de Dezembro.
No dia 10 o programa prossegue, às 18 horas, com a inauguração da exposição “Sebastião da Gama Pedagogo – Poética da educação em SG”, ficando esta patente na Biblioteca de Azeitão até 31 de Outubro. Com o mesmo nome estará patente uma exposição na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, entre 11 e 31 de Outubro, com inauguração marcada também para as 18 horas.
Entre 11 de Outubro a 9 de Novembro, na Casa Bocage, pode ser visitada a exposição “A Festa em Imagens”, com uma retrospectiva fotográfica das dez edições anteriores do evento.
Ainda no mesmo dia, às 19 horas, no Museu de Setúbal – Convento de Jesus, será inaugurada “A Presença das Formigas – Obra Gráfica José Afonso”, ficando aberta ao público até 29 de Dezembro.
Para 12 de Outubro, às 12 horas, o destaque estará na inauguração da exposição de Catarina Sobral, que fica patente na Livraria Culsete até 24 de Novembro. Para as 18 horas está marcada a abertura da mostra “Ilustrar a Liberdade – a imprensa da Revolução”, que fica em exibição no Museu do Trabalho Michel Giacometti até 4 de Janeiro.
No dia seguinte, 13, o espaço A Gráfica recebe a exposição “Ilustração Portuguesa: ‘Canto a fome de justiça’ – José Afonso – Homem e Obra” às 16 horas, estando esta mostra patente até 17 de Novembro.
Para encerrar o ciclo de inaugurações, no dia 13, Jorge Silva apresenta uma mostra de homenagem à obra de João da Câmara Leme, a partir das 18 horas, que fica patente até 14 de Dezembro na Galeria Municipal do 11.