Medida é para ser colocada em prática já em 2026 e o candidato socialista explica como será financiada
A implementação da gratuitidade do Passe Navegante Municipal já em 2026 é o mais recente compromisso eleitoral assumido por Fernando José, cabeça-de-lista do PS à presidência da Câmara Municipal de Setúbal.
A medida, dirigida a todos os residentes em Setúbal, foi anunciada na passada sexta-feira pelo candidato, citado num comunicado do Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS.
No documento, os socialistas consideram que “Setúbal é hoje uma cidade caótica”, em termos de mobilidade. “Estreitaram-se vias, colocaram-se parquímetros, criaram-se constrangimentos à circulação”, afirmam, ao mesmo tempo que garantem que “a mobilidade não se melhora com rotundas nem por decreto”.
A implementação do Passe Navegante Municipal Gratuito é tida, pelos socialistas, como uma das soluções eficazes para o descongestionamento do trânsito automóvel e o melhoramento da mobilidade. Até porque, defende Fernando José, “a melhor forma de retirar trânsito de dentro da cidade é incentivar a utilização dos transportes públicos”.
“É verdade que precisamos de corrigir erros que foram cometidos ao longo dos últimos 15 anos nas intervenções feitas na rede viária. E precisamos também de construir vias alternativas que melhorem a fluidez do trânsito. Mas essas obras não se fazem num estalar de dedos e a população precisa de respostas imediatas”, salienta o cabeça-de-lista do PS, para justificar a medida.
O anúncio da medida é, de resto, acompanhado pela garantia da sua exequibilidade, já que os socialistas garantem ter as “contas feitas” e explicam como a mesma será financiada.
“As receitas que a Câmara Municipal de Setúbal obtém através da concessão do estacionamento tarifado permitem, no imediato, cobrir quase na íntegra o custo desta medida. Prevemos um aumento do número de utilizadores no futuro, mas o custo adicional da medida é claramente inferior ao benefício para as populações.”
Fernando José avança ainda o prazo que tem previsto para o lançamento da gratuitidade do Passe Navegante Municipal. “Queremos implementar esta medida no início de 2026 e que nesse Verão o passe gratuito seja um claro incentivo à utilização dos transportes públicos nas deslocações para as praias da Arrábida”, conclui.
Mobilidade Socialista reúne-se com Alsa Todi
Ainda no âmbito da mobilidade, Fernando José liderou uma comitiva socialista que se reuniu na passada terça-feira com responsáveis da Alsa Todi, nas instalações que a transportadora ocupa nos concelhos da Moita e de Setúbal.
Em comunicado, a concelhia do PS realça que foi feito um balanço sobre “o desenvolvimento da operação”, que apontou para o “crescimento significativo de passageiros” e para “a necessidade de aumentar a oferta, tanto através do reforço de horários em determinadas rotas como pela ampliação da frota”.
Os socialistas defendem “a existência de uma relação estreita e colaborativa entre as autarquias locais e as empresas deste sector”, de forma a que “seja possível garantir a prestação de um serviço eficiente, acessível e adaptado às necessidades da população”. Nas visitas, Fernando José foi acompanhado por Carlos Sousa, Joel Marques, Gil Raposo e Ana Vitorino e “estabeleceu o compromisso para uma mobilidade segura, acessível e sustentável no concelho de Setúbal, de Gâmbia a Azeitão, para que o transporte colectivo seja efectivamente uma opção para todos”.