Formado em Turismo e ligado a este sector ao longo da vida, foi consultor e dirigente de várias entidades publicas e privadas
O antigo vereador da Câmara Municipal de Setúbal e presidente da delegação de Setúbal da Cruz Vermelha, Duarte Machado, faleceu ontem, dia 12, aos 79 anos de idade, a pouco dias de celebrar 80 anos, que completava no próximo dia 18.
Nascido em Setúbal a 18 de Agosto de 1941, Duarte Machado foi vereador, eleito pelo PSD, com os pelouros do Turismo, Desenvolvimento Económico, Programa de Apoio ao Comércio e Serviços, Publicidade Comercial, Ocupação da Via Pública, Fiscalização Municipal e Saúde. Foi também consultor para a área da Saúde da Câmara Municipal de Setúbal entre 2006 e 2011.
Era licenciado em Turismo pelo Instituto de Novas Profissões e foi bolseiro da OCDE em França. Desempenhou diversos cargos e funções, com destaque para a área do Turismo, como sócio-gerente da Viagens ABC e da Portugal Viva, secretário-geral e diretor executivo do Gabinete de Incentivos Congressos de Lisboa, diretor da Federação Europeia das Cidades de Congressos, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo.
Foi consultor de Turismo do Instituto do Comércio Externo, Turismo e Investimento Estrangeiro, docente do Instituto Nacional de Formação Turística, Escola Superior de Turismo de Bicesse, consultor da Sonae Turismo e da Câmara Municipal de Lisboa. Membro da Comissão Executiva da Região de Turismo da Costa Azul, da Comissão Executiva da Região de Turismo do Algarve e da Comissão Municipal de Turismo de Lisboa. Foi também presidente do Conselho Fiscal da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão. Foi ainda diretor-geral e vice-presidente dos Capristanos.
Mas foi como presidente da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, a partir de 2011, que mais de destacou na fase final da sua vida.
Em 2014, numa entrevista a Joaquim Gouveia, para a rubrica ‘Gente gira da região’, dizia já ser um homem realizado. “Sinto-me realizado. No aspeto profissional tentei valorizar-me, e no humano acho que com a idade tenho vindo a melhorar com mais sensibilidade e abertura para os outros.”, afirmou.
A actual presidente da Câmara de Setúbal diz que Duarte Machado ficará na memória da cidade.
“Deixou-nos um homem bom. Um homem que amou a sua cidade e por ela tudo fez. Deixou-me um bom e querido amigo. Duarte Machado ficará para sempre na nossa memória e, acima de tudo, na memória da nossa cidade.”, publicou Dores Meira na sua página no Facebook.