Exposição “Onde Me Refaço” para ver até 17 de fevereiro em Setúbal

Exposição “Onde Me Refaço” para ver até 17 de fevereiro em Setúbal

Exposição “Onde Me Refaço” para ver até 17 de fevereiro em Setúbal

Este trabalho de Luísa Gomes reúne colagem e gravura que resultam de um processo artístico profundamente ligado à experiência pessoal

Patente até 17 de fevereiro, a exposição “Onde Me Refaço”, da artista Luísa Gomes é inaugurada amanhã, sábado, 31 de janeiro, às 16h00, na Escola Conde de Ferreira – Centro de Recursos Educativos e Culturais.

- PUB -

Esta mostra reúne trabalhos de colagem e gravura que resultam de um processo artístico profundamente ligado à experiência pessoal, ao tempo, à matéria e à transformação. Um percurso visual onde o erro, a imperfeição e a persistência fazem parte da linguagem e do sentido da obra.

“Há artistas que produzem obras. E há artistas que constroem lugares. “Onde Me Refaço”, a exposição de Luísa Gomes, inscreve-se claramente nesta segunda categoria, é o resultado visível de um processo interior de reorganização, silêncio e resistência quotidiana. Para Luísa Gomes, criar não é nem um gesto acessório nem uma vontade ornamental, é um território de suspensão, lê-se na sinopse desta mostra.

“Quando estou a criar, é quando faço o blackout dos problemas”, diz a artista. É nesse intervalo onde o ruído do mundo se apaga e o tempo parece reduzir-se ao gesto, que Luísa Gomes se reconstrói”.

- PUB -

 É nesse intervalo onde o ruído do mundo se apaga e o tempo parece reduzir-se ao gesto, que a artista se reconstrói. A exposição é, por isso, um fluxo rico e nada estanque de um caminho percorrido.

As obras agora apresentadas no Centro de Recursos Educativos e Culturais – Escola Conde de Ferreira resultam de anos de erro, insistência e aceitação. Rasgar, cortar, colar, voltar atrás, insistir.

“Quando rasguei o papel e ficou assim, tive de usar aquele papel daquela forma. Tal como na vida”, explica. O que poderia ser descartado e que constituiu durante vários anos uma fonte de frustração para a artista, é agora aceite e transforma-se em linguagem.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não