Estigma em torno do autismo analisado no Cinema Charlot

Estigma em torno do autismo analisado no Cinema Charlot

Estigma em torno do autismo analisado no Cinema Charlot

Sessão gratuita desta quarta-feira quer abordar desafios e áreas prioritárias no desenvolvimento de crianças e pessoas com esta perturbação

O Cinema Charlot recebe esta quarta-feira uma sessão gratuita e aberta ao público subordinada ao tema “Compreender o Autismo”. Este plenário, liderado pela associação Vencer Autismo, com o apoio da Zurich, pretende abordar o estigma em torno desta condição, assim como os desafios e as áreas prioritárias no desenvolvimento de crianças e pessoas com perturbação do espectro do autismo.

- PUB -

A associação Vencer Autismo foi criada por Joe e Susane, que têm uma filha com esta condição, com o intuito de partilharem a sua experiência “de superação e prestar apoio e esclarecimento para uma sociedade mais compreensiva” dos desafios do autismo.

Em declarações a O SETUBALENSE, Miguel Duarte, coordenador comercial das regiões de Setúbal, Alentejo e Algarve na Zurich Portugal, explica que a empresa se associou a esta associação com o objectivo de promover  estas sessões, que visam “sensibilizar e  consciencializar para o Autismo em todas as suas vertentes e combater os estigmas  associados”. 

No entender do responsável, as pessoas com autismo possuem “competências e talentos únicos que são  valiosos”, para a sociedade e para as organizações. “Ao dar a conhecer essas competências, as empresas passam a ter acesso a um grupo de talentos diversificado  e inexplorado. A diversidade e inclusão são parte integrante da nossa cultura e acreditamos que é assim que fazemos a diferença e geramos impacto positivo.  Queremos promover a igualdade de oportunidades e combater a discriminação – acreditamos que todos merecem ser tratados com respeito e dignidade”, explica. 

- PUB -

Relativamente à sessão que vai decorrer em Setúbal, a Vencer Autismo vai dar o “conhecimento base” para a compreensão dos desafios associados ao autismo, as  suas “possíveis causas” e as áreas a “dar prioridade no desenvolvimento” da criança/ pessoa com autismo. 

“Esta é uma forma de envolvermos toda a comunidade na temática  do autismo e para a necessidade de criarmos uma sociedade mais justa e igualitária, que promove oportunidades para todos. O nosso compromisso em levar este  conhecimento a toda a comunidade continuará em 2025, com a promoção destas sessões noutras regiões do nosso País, refere Miguel Duarte.

Num documento enviado a O SETUBALENSE, a Zurich refere que se uniu à associação Vencer Autismo com o propósito de promover as sessões “Compreender Autismo powered by Zurich” em várias cidades do País, incluindo Porto, Aveiro, Albufeira e Santarém. Estas palestras, gratuitas e abertas ao público, têm uma duração aproximada de duas horas e ocorrem entre as 18 e as 20 horas.

- PUB -

As sessões são conduzidas pelos fundadores da Vencer Autismo, Susane e Joe, que abordam em profundidade os desafios do autismo, suas possíveis causas e as áreas prioritárias no desenvolvimento de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O objetivo é desmistificar o autismo e promover uma sociedade mais inclusiva, oferecendo aos participantes conhecimento e ferramentas para lidar com esses desafios.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -