Equipamento de trotinetes foi o primeiro instalado no sul da Europa e tem o objectivo de resolver o estacionamento em espaços públicos
A primeira estação de carregamento do sul da Europa para trotinetes Bolt, inaugurada no passado mês de Junho na Interface de Transportes de Setúbal, conta já com mais de 25 mil viagens registadas, um número que contrasta, em grande escala, com os cerca de 1600 estacionamentos que se assinalaram anteriormente na zona abrangida pela estação.
O equipamento, que pertence à Bolt, uma empresa de tecnologia que fornece serviços de mobilidade, foi instalado com o objectivo de “contribuir para melhores práticas de estacionamento dos veículos de micromobilidade e promover a multimodalidade”.
Segundo comunicado, o propósito da empresa é “levar estas soluções de estacionamento a mais cidades portuguesas” e, nesse sentido, a empresa “já estabeleceu uma parceria com o Município de Oeiras e a Parques Tejo”.
Para Andrea Vota, responsável de public policy da Bolt para a Europa do Sul, “o exemplo de Setúbal é uma prova clara de que a aposta na multimodalidade funciona”. “A ligação que estabelecemos com comboios e autocarros na Interface de Transportes da cidade permite uma oferta mais completa a quem precisa de recorrer a vários tipos de transporte para as suas deslocações
diárias”, refere.
“Isto vai directamente ao encontro da nossa missão de encorajar as pessoas que habitam nas cidades a substituir os seus carros pessoais por meios de mobilidade partilhada, que são mais eficientes, económicas e sustentáveis”, continua Andrea Vota, deixando a nota que Portugal tem sido “extremamente receptivo” a estas novidades.
Solução contribui para redução das emissões de dióxido de carbono
Além de ser composta por materiais recicláveis, a solução da empresa contribui ainda para a redução das emissões de dióxido de carbono nas deslocações operacionais da Bolt para recolha, transporte e manutenção das trotinetes.
Adicionalmente, a empresa promove um “processo simples” na utilização e carregamento dos veículos, combatendo o “estacionamento indevido” dos mesmos, “sobretudo em áreas de maior afluência e de tráfego”.
Andrea Vota acrescentou ainda que “68% dos utilizadores que estacionam incorrectamente estes veículos, fazem-no por desconhecimento ou incompreensão das regras”. “Ao existir este tipo de infraestrutura, sinalizando claramente o local adequado para o estacionamento, a Bolt está a trabalhar para promover a educação dos utilizadores, no sentido das boas práticas para a conclusão das suas deslocações em trotinetes e bicicletas eléctricas”, conclui.