Entre sessões, música e espaço infantojuvenil durante três dias vai haver atividades para conhecer o território
A região de Setúbal vai estar representada na Festa do Avante, que se realiza de hoje até domingo na Quinta da Atalaia, no Seixal, e não hão de faltar sugestões para que os visitantes possam descobrir mais sobre o distrito.
Nesta que é a 49.ª edição da iniciativa promovida pelo Partido Comunista Português vai voltar a existir o Espaço Setúbal, onde ao longo dos três dias são promovidas atividades para dar a conhecer o território. Assim, entre sábado e domingo, esperam-se duas sessões com o tema “Poder Local – democracia, desenvolvimento, participação” (sábado às 17h30) e outra sobre “Turnos, ritmos de trabalho, salários e direitos” (domingo às 11h30).
Vão marcar presença artistas e autores da região nomeadamente Luis Basto e mais tarde Valu Damásio, ambos no Palco Paz, João Brites que promove uma conversa sobre a sua obra “Actor e Actriz, volume I – Representação e consciência da expressão”, no Avanteatro e Cátia Mazari (A Garota Não) que atua com o Coro das Mulheres da Fábrica no Palco 25 de abril.
Espera-se ainda animação e música com as atuações de “Musgo Fusco”, “Bastidores de Artes/Mário Barradas”, “Diga Diga Doo’s”, “Alpha Robba”, “Manifesto Musical” com Leonardo Silva, “Lusoafinidades”, animação musical com Hélder Costa, cinema documental com “Das Barracas à Dignidade”, de Leonardo Silva, e a intervenção teatral “Um poema às conserveiras”.
Também para os mais pequenos estão planeadas atividades entre as quais se destacam ateliês de artes criativas e reciclagem e de exploração artística, “baile das canções de José Barata Moura” com Manuel Pires da Rocha e os Amigos, “Danças pela Paz dos 0 aos 100 anos” com Sofia Rosado e Marco Marques, teatro para a infância com Fernando Casaca, oficina de cartazes sobre a paz com a artista plástica Catarina Pé Curto, uma oficina de composição musical para crianças, e uma “Festa Oficina”, onde a DJ Violet vai ensinar as crianças a misturar músicas.
Ao longo de todo o recinto os visitantes vão ainda poder encontrar outros espaços entre os quais “O País na Festa” com gastronomia, artesanato e exposições de todas as regiões do país, a “Cidade da Juventude”, o “Espaço Internacional”, este último com organizações estrangeiras. Os palcos são também um atrativo, entre outros espaços. Para usufruir da entrada nos três dias da Festa do Avante é possível adquirir a Entrada Permanente (EP) que tem o custo de 13,50 euros – se comprado até ao dia de hoje – ou de 47,50 euros quando comprado na bilheteira da festa.