Junta de Freguesia realça conquista “importante”, que reforça a “preservação da natureza e o papel das escolas nessa missão”
As escolas básicas do Alto da Guerra, Montinho da Cotovia e Gâmbia conseguiram, por mais um ano, alcançar os objectivos do Programa Eco-Escolas. Nesse sentido, hastearam as Bandeiras Verde e Azul, que simbolizam a terra e o mar, respectivamente.
Para a Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, esta conquista é “importante”, não só para a Junta de Freguesia, como também para o Agrupamento de Escolas Luísa Todi e para a Câmara Municipal de Setúbal, e que “reforça a importância da preservação da natureza, e do papel das escolas nessa missão”.
Em nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE, a autarquia explica que para se alcançar este “reconhecimento internacional”, que premeia as instituições de ensino que promovem e adoptam medidas que zelam pelo meio ambiente, as escolas passaram novamente por um processo de avaliação, que determinou o “compromisso claro da formação dos mais pequenos enquanto cidadãos cuidadosos, conscientes da natureza que os rodeia, e agentes de mudança para um futuro mais limpo”.
No entender da junta de freguesia, são exemplo do “compromisso da formação” os “vários momentos de dança e música feitos pelos mais pequenos”, organizados por professoras e educadoras das escolas, que aconteceram durante esta cerimónia.
“Todos estes aspectos levam ao desenvolvimento de uma comunidade educativa mais inteligente, e preparada para os desafios climáticos do amanhã, que se prendem sobretudo com as alterações climáticas e o aquecimento global”, reforça a autarquia. Neste sentido, a junta de freguesia felicita todos os alunos, professores, educadores e auxiliares de acção educativa, pelo “trabalho desenvolvido até então para conseguirem alcançar estes objectivos, de tão fundamental importância para a sociedade”.