Festival conta com filmes de diversos países e acolhe temas como a situação da Palestina e Israel
O pátio da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal recebe, nos dias 15, 16 e 17 de Agosto, uma mostra de cinema realizada exclusivamente por mulheres de países do Mediterrâneo. A iniciativa integra a 11.ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, que este ano percorre várias cidades e salas portuguesas.
A extensão deste festival em Setúbal é promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a associação Festroia, e faz parte do programa municipal Set’Curtas. Todas as sessões são de entrada gratuita e têm início às 21h30.
O festival abre portas a 15 de Agosto com o filme espanhol “Las chicas están bien”, de Itsaso Arana, que acompanha a história de quatro actrizes e um escritor durante uma semana de ensaios num antigo moinho na época de verão.
No dia seguinte é a vez da longa-metragem da realizadora marroquina Asmae El Moudir, “A mãe de todas as mentiras”, que recria memórias de infância e segredos familiares através de uma maqueta e bonecos representando cada membro da família.
O encerramento do festival, a dia 17, conta com a apresentação de duas curtas-metragens dedicadas à Palestina. “Foragers”, de Jumana Manna, aborda a tensão entre a Autoridade Israelita de Protecção da Natureza e os respigadores palestinianos, enquanto “O Protesto Silencioso”, de Mahasen Nasser-Eldin, revisita locais históricos onde, em 1929, surgiu o movimento de mulheres palestinianas em Jerusalém.
Desta forma, Setúbal integra a rota nacional do festival, destacando o olhar feminino sobre a diversidade cultural e artística dos países banhados pelo oceano Mediterrâneo.