Escola Secundária du Bocage em primeiro no pódio de concurso do Turismo de Portugal (corrigida)

Escola Secundária du Bocage em primeiro no pódio de concurso do Turismo de Portugal (corrigida)

Escola Secundária du Bocage em primeiro no pódio de concurso do Turismo de Portugal (corrigida)

GERAt desafiou alunos a criar estratégias para impulsionar o turismo. Escola sadina venceu com “O Mistério da Jóia Perdida”

A Escola Secundária du Bocage foi a vencedora da 2.ª edição do concurso GERAt, projecto desenvolvido pelo Turismo de Portugal em parceira com a Direcção-Geral da Educação. “O Mistério da Jóia Perdida” é o título do trabalho desenvolvido pelos alunos do 3.º ciclo daquele estabelecimento de ensino que arrecada o galardão.

- PUB -

A entrega dos galardões decorreu na passada terça-feira, 28 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril que recebeu os últimos 12 projectos que disputaram os primeiros lugares.

O projecto destacou-se, em doze outras fases, entre 40 outros que foram desenvolvidos por 925 alunos de 46 turmas de 39 agrupamentos de escolas das regiões de Setúbal, Viana do Castelo, Porto, Lamego, Coimbra, Alcobaça, Lisboa, Estoril, Arronches, Castro Marim, Faro e Portimão. Depois da primeira fase foram seleccionados 12 trabalhos interdisciplinares, de onde a escola setubalense saiu com o primeiro lugar do pódio.

Ao longo de todo o processo os mais novos foram incentivados a desenvolver trabalhos com o objectivo de “sensibilizar as gerações mais jovens para o potencial do turismo a nível local, nacional e internacional, e pretende desenvolver a sinergia entre a Educação e o Turismo”, como explica o site oficial da Turismo de Portugal.

- PUB -

“Este evento é um marco importante para o projecto GERAt. Queremos que os jovens compreendam a importância do turismo para o desenvolvimento das suas comunidades e sejam capacitados para contribuir com ideias inovadoras e sustentáveis”, destaca Catarina Paiva, vogal do conselho directivo do Turismo de Portugal, transcrita em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.

Com respeito pelos desenvolvimentos social, ambiental e económico de cada uma das regiões a concurso, pretende-se que os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes estejam em “harmonia com a criação de experiências turísticas positivas e memoráveis para os visitantes”, uma forma de também respeitar os patrimónios natural e cultural dos territórios em questão, ao mesmo tempo que atrai mais visitantes.

Por isso também David Sousa, director-geral da Educação, considerou que o GERAt “promove a aprendizagem centrada no aluno, potenciando a interdisciplinaridade e posicionando o aluno como agente interventivo na sua comunidade” e que existe a vontade de “divulgar o projecto ainda mais, fazendo-o chegar a mais escolas, mais alunos e mais professores”.

- PUB -

Na mesma ocasião foi apresentado o jogo “GERAt – Território, Turismo e Talento”, uma brincadeira didáctica desenvolvida pela Science4You que “através de actividades divertidas e educativas sensibiliza para o papel do turismo na sociedade, sob a lente da sustentabilidade ambiental, económica e social”.

Correcção: Na primeira versão da notícia escrevia-se que a Escola Barbosa du Bocage tinha sido a vencedora do prémio quando, na verdade, foi a Escola Secundária du Bocage. O erro foi corrigido e pedimos desculpa pelo lapso

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -