Encanto das serenatas embalou e apaixonou dezenas no Largo do Bocage [fotogaleria]

Encanto das serenatas embalou e apaixonou dezenas no Largo do Bocage [fotogaleria]

Encanto das serenatas embalou e apaixonou dezenas no Largo do Bocage [fotogaleria]

IX Serenata de Fado de Coimbra em Setúbal decorreu na noite deste sábado e Zeca Afonso foi um dos homenageados

O Largo do Bocage encheu, em lugares sentados, quem ficasse de pé ou aqueles que passeavam pela baixa da cidade mas paravam, para assistir à IX Serenata de Fado de Coimbra em Setúbal. O evento, que é realizado todos os anos, durou cerca de três horas e meia, e os olhares estiveram postos nos quatro grupos que actuaram.

- PUB -

“Ninguém fará o que se viu no Largo do Bocage no sábado à noite”, palavras de Manuel Guerra Henriques, membro do Grupo Coimbra no Sado – grupo que actuou e organizou o evento – que descreveu a O SETUBALENSE o ambiente que se viveu na noite quente do fim-de-semana.

Integrado na comemoração do cinquentenário da Revolução dos Cravos o evento teve como objectivo evocar Adriano Correia de Oliveira, José Afonso (Zeca Afonso) e Bocage. Este tem vindo a crescer “de edição para edição”, e não é por falta de esforço do membro da organização que afirma que esta é já uma tradição que “a população deseja que se faça”.

A “diferença e a força da proposta cultural” são alguns dos motores do espectáculo que pretende sempre “valorizar este património [serenatas], valorizar os nossos [conterrâneos] e fazer com que não se esqueça a cultura portuguesa”.

- PUB -

Fotografias: Jerry Mccarthy

O espectáculo prolongou-se pela noite dentro, não só com a actuação dos organizadores, como também dos grupos Quarteto de Coimbra, Raízes de Coimbra e Tertúlia Coimbrã de Miratejo – convidados desta edição.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, a União de Freguesias de Setúbal e a Junta de Freguesia de São Sebastião mas, além destes, Manuel Guerra Henriques destaca e agradece à administração do Porto de Setúbal pela ajuda financeira prestada. Dirige também agradecimentos ao Núcleo de Poesia de Setúbal, que abriu o evento com a declamação de três poemas.

- PUB -

O espectáculo de serenatas já se realiza há cerca de dez anos, tendo apenas sido interrompido durante o período da pandemia de covid-19. Apesar disso, a “paixão dos setubalenses pelo fado” nunca morreu e o evento tem registado cada vez mais adesão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -