A inauguração oficial do novo espaço deverá acontecer ainda no decorrer deste mês mas a EDUGEP, em Setúbal, já tem as portas abertas a alunos e comunidade setubalense desde o dia 1 de setembro
Face ao seu trajeto de sucesso desde 2006 nas áreas da educação e formação a EDUGEP – Centro de Educação e Formação, com um olhar atento ao futuro, e para se consolidar como uma entidade de referência local e nacional no presente, apostou forte em 2025.
Com investimento que ronda os dois milhões de euros avançou para uma radical mudança de instalações. Com um total de 1250m2, mais do que duplicou a área em relação ao espaço anterior. Passa a contar com perto de 30 salas, divididas por dois pisos,10 para aulas / sessões de formação e as restantes para reuniões e serviços técnico-administrativos. Com esta nova estrutura o centro, que conta com mais de 50 profissionais nas mais diversas áreas, passa a ter capacidade de resposta para atender 150 alunos em simultâneo.
A EDUGEP passa assim a ter, em Setúbal, para clientes e alunos, um espaço sem paralelo no setor, equipado com o mais moderno toque de design, mobiliário e tecnologia integrando três novas valências. Um Auditório, um Espaço Multimédia e um Maker Lab.
Para António Gonçalves, diretor-geral da EDUGEP, há uma verdade absoluta: com este novo espaço, “ganha total autonomia e maior eficácia”. De certeza, acrescenta, “que, aqui na região, em termos de instalações para os clientes e de condições de trabalho para os colaboradores, por exemplo, na área do apoio escolar, posso dizer com toda a certeza que não temos a concorrência a esse nível. O ambiente é importante. A pessoa está confortável em termos de condições e por isso temos essas condições criadas como pré-requisito para que os alunos possam aprender melhor.
António Canhão, diretor para a área da formação e projetos sublinha que “as instalações que temos hoje são, acima de tudo, uma atualização e uma expansão dentro das valências que já tínhamos. Estamos em processo de construção de um plano de ação novo para o ano 2025/26 que faremos divulgar, proximamente, junto de toda a população. Estamos em debate interno dando continuidade a contactos que realizamos anteriormente, para que estas novas valências venham a ter atividades próprias e autónomas”. A sala Maker Lab ou a Sala Multimédia não existiam desta forma”. Nesta altura, realça, “estamos capacitados para fazer videoconferências com um sistema especificamente concebido para o efeito, com sistemas de comunicação apropriados, sendo fundamental, refere, para o trabalho que desenvolvemos com diversas redes europeias a que pertencemos com parceiros de vários países”, na partilha de projetos e intercâmbios de profissionais e alunos.
Educação, formação e desenvolvimento local, são as máximas da EDUGEP que, nestes domínios, considera António Gonçalves, “estamos na frente”, e estas novas instalações vêm, de alguma maneira, consagrar isso. A ideia é sermos uma plataforma, um polo de desenvolvimento local de referência na nossa região”.
A missão é impulsionar a excelência na educação e formação, e nos domínios cultural, desportivo e tecnológico. Compromete-se a oferecer serviços inovadores e de qualidade, enriquecendo a vida dos seus clientes e assegurando que cada experiência seja valiosa e transformadora.
Estrutura novo espaço vai estar aberto também à população
António Gonçalves fala num projeto “completamente construído de raiz, pensado para o ensino da tecnologia, das ciências e das artes”. O auditório, na prática, são duas salas de formação que se juntam e que permite receber até 80 pessoas. “A nossa perspetiva é abrirmos este espaço também à população para criarmos um elemento promotor do conhecimento e debate em diversas áreas. Vamos fazer esse convite à população para vir e poder falar, debater, assistir a seminários, workshops e outras iniciativas que vamos promover”.

