Alunos do ensino profissional participam nesta actividade para conhecerem o património ambiental e histórico da região de Setúbal
A Herdade da Mourisca recebeu cerca de duas centenas de alunos do ensino profissional para participarem em actividades de educação e turismo ambiental. Esta iniciativa na Reserva Natural do Estuário do Sado, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, contou com a participação de alunos que ingressaram este ano na Escola Profissional de Setúbal, colocando 196 jovens a remover chorão-das-praias, uma espécie invasora que afecta o equilíbrio dos ecossistemas e a biodiversidade do Sado.
Em nota de Imprensa, a autarquia setubalense explicou que um dos principais objectivos desta actividade, além da “vertente de integração” dos novos estudantes e de “dar a conhecer o património ambiental e histórico” da região de Setúbal, passou pela “sensibilização” para as diferentes formas de preservação do património natural.
Ao longo desta iniciativa, que decorreu entre 6 e 8 de Novembro, os alunos tiveram ainda oportunidade de ficar a conhecer a Sala das Mós, assim como o observatório de aves do Moinho de Maré da Mourisca. Foi ainda realizado pelos estudantes um passeio interpretativo sobre a Reserva Natural do Estuário do Sado e o ecossistema de montado.
Segundo a edilidade sadina, as espécies invasoras são aquelas que se estabelecem em locais fora da sua área de distribuição e que “por diversos factores”, como serem introduzidas intencionalmente ou acidentalmente, “chegam a um novo local, adaptam-se à nova região e ficam a viver nessa zona, perturbando o funcionamento natural dos ecossistemas”. Nesse sentido, a erradicação é, muitas vezes, “impossível após o seu estabelecimento”, particularmente em ambientes aquáticos, assegura o município.