Nova presidente é empossada esta tarde no Fórum Luísa Todi num quadro de maioria relativa em que a assembleia municipal fica para o PS
Maria das Dores Meira, a nova presidente eleita para a Câmara Municipal de Setúbal, toma posse esta tarde, pelas 17 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi. Os membros da vereação e os eleitos para a assembleia municipal são também empossados nesta altura, perante uma audiência que vai ter uma comitiva de peso do PSD.
Miguel Pinto Luz, membro da comissão política nacional do PSD e ministro das Infraestruturas, é uma das personalidades que vai marcar presença na cerimónia, assim como Paulo Ribeiro, presidente da Comissão Política Distrital do PSD e secretário de Estado Adjunto da Administração Interna e, Teresa Morais, vice-presidente da Assembleia da República.
Além da presidente, e completar a vereação, vão estar Paulo Maia, Maria do Carmo Tiago e Bruno Russo (MV), Fernando José, Joel Marques, Patrícia Paz e Ana Carvalho (PS), António Camacho e Edgar Jesus (Chega) e Nuno Costa (CDU).
A Assembleia Municipal (AM) de Setúbal vai ser presidida pelo Partido Socialista.
Paulo Lopes (PS) vai assumir a presidência da AM
Paulo Lopes vai hoje ser eleito presidente da mesa da Assembleia Municipal de Setúbal. Numa escolha que estava quase empatada entre o socialista e o eleito pelo movimento “Setúbal de Volta”, David Martins, a maioria dos votos vai recair sobre o cabeça de lista do PS.
Sabe O SETUBALENSE que a CDU vai viabilizar a eleição do socialista no órgão deliberativo. O alinhamento entre as duas forças é visível na freguesia do Sado, onde Marlene Caetano (CDU) foi reeleita e cuja tomada de posse decorreu na segunda-feira, Helena Cardoso (PS) assumiu o cargo de presidente da mesa da assembleia.
O mesmo aconteceu em Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, autarquia que volta a ser dirigida por Luís Custódio (CDU) onde, na tomada de posse que decorreu na terça-feira, André Simões (PS) ficou como presidente da mesa da assembleia.
Feitas as contas na assembleia municipal Paulo Lopes poderá contar com 19 votos – 13 do PS onde se contam 10 eleitos e três presidentes de junta, por inerência, e seis da CDU, número onde se conta já dois presidentes de junta. Não se sabe, no entanto, o sentido de voto das restantes forças políticas.
Recorde-se que na assembleia municipal vão sentar-se ainda 10 eleitos do movimento independente, sete eleitos do Chega, um da Iniciativa Liberal e um outro do Livre. No total foram eleitos 33 deputados numa eleição onde o “Setúbal de Volta” teve mais votos, mas o PS angariou mais mandatos.
Na entrevista que concedeu na semana passada a O SETUBALENSE Maria das Dores Meira já tinha admitido que seria “difícil” a candidatura conseguir firmar um acordo e ganhar a presidência do órgão deliberativo.