No mesmo dia tomam posse os deputados da Assembleia Municipal e é constituída a mesa deste órgão
Maria das Dores Meira, a presidente eleita da Câmara Municipal de Setúbal, vai tomar posse no próximo dia 30 de outubro. A cerimónia oficial terá lugar no Edifício dos Paços do Concelho, às 17 horas, estando também agendado para o mesmo dia a tomada de posse dos deputados da Assembleia Municipal, assim como a constituição da mesa deste órgão.
No mesmo dia todos os eleitos da vereação irão tomar posse enquanto membros da Câmara Municipal. Caso não exista nenhuma alteração nas listas apresentadas às eleições autárquicas, devem tomar posse Maria das Dores Meira enquanto presidente, Paulo Maia como vice-presidente, Maria do Carmo e Bruno Russo como vereadores eleitos pelo movimento independente apoiado pelo PSD, ‘Setúbal de Volta’.
Quanto ao Partido Socialista (PS), que foi a segunda força política mais votada, os eleitos são Fernando José, Joel Marques, Patrícia Paz e Ana José Carvalho. No terceiro lugar ficou o Chega, sendo António Cachaço e Edgar Jesus a assumirem os cargos. A última força política a conseguir alcançar um mandato foi a coligação CDU, sendo que o número um da lista é André Martins, o ainda presidente da Câmara Municipal de Setúbal.
Relativamente à Assembleia Municipal, a 30 de novembro irão tomar posse os eleitos, sendo que a candidatura independente ‘Setúbal de Volta’ obteve 10 mandatos, o mesmo número que o PS, embora o número dos socialistas aumente para 13, por se somarem os autarcas socialistas que venceram Juntas de Freguesia. Quanto ao Chega, teve 7, a coligação PCP/PEV com 4, e a Iniciativa Liberal teve um, assim como o partido Livre.
Neste caso ainda não se sabe quem serão os membros da mesa da assembleia, sendo que o protocolo indica que após a tomada de posse dos futuros deputados, irá realizar-se a primeira Assembleia Municipal, onde o principal ponto na ordem de trabalhos será a constituição da mesa da assembleia.
Qualquer força partidária poderá apresentar um candidato, mas os principais nomes para ocupar o lugar de presidente são Paulo Lopes, do PS, e David Martins, do movimento ‘Setúbal de Volta’. Embora os cenários possíveis sejam muitos, qualquer que seja o escolhido, estará sempre dependente de possíveis acordos, uma vez que nenhum tem maioria para conseguir a eleição sem apoio de outras forças partidárias.
Ao que O SETUBALENSE apurou junto de fonte dos socialistas, ainda não foi tomada nenhuma decisão relativamente a possíveis acordos. Já uma fonte da candidatura independente revelou que é decisão do movimento ainda não se pronunciar sobre o assunto.
Presidentes das juntas também assumem cargos
Além da tomada de posse na autarquia sadina e na Assembleia Municipal, também os presidentes eleitos das Juntas de Freguesia já conhecem as datas que quando irão assumir os cargos. Na União de Freguesias de Setúbal a tomada de posse de Nuno Cruz, do PS, está agendada para 3 de novembro. Quanto a Tiago Cardoso (PS), da Junta de Azeitão, assume a pasta a 31 de outubro, estando marcada para dia 29 a tomada de posse de Bruno Frazão (PS) na Junta de São Sebastião. Já os eleitos da CDU, Marlene Caetano, na Junta do Sado, e Luís Custódio, na Junta de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, vão assumir os cargos a 27 e 28 de outubro, respetivamente.