Candidata independente lamenta “suspeitas falsas e irresponsáveis” levantadas pelo actual presidente da Câmara Municipal
A candidatura independente ‘Setúbal de Volta’, liderada por Maria das Dores Meira, assegurou que a gestão da água no concelho vai permanecer pública, depois de o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, ter mostrado “receio” de que Dores Meira ou o PS voltem a privatizar a água.
Numa reacção enviada a O SETUBALENSE, a candidatura independente “lamenta profundamente” que André Martins, tenha optado por “lançar suspeitas falsas e irresponsáveis afirmações” sobre a posição deste movimento quanto à gestão da água no concelho.
No entender da candidatura, na entrevista concedida ao jornal O SETUBALENSE, publicada em 23 de Julho de 2025, o presidente fez “afirmações infundadas” que “insinuam uma alegada intenção” da candidatura em privatizar o abastecimento de água. Na mesma nota, a candidatura garante que essa afirmação é “absolutamente falsa”.
“A defesa da gestão pública da água está claramente expressa no nosso programa autárquico, disponível há semanas no site oficial da candidatura (www.doresmeira2025.pt) e continuará a ser um compromisso firme para o futuro. A água é para nós um bem público essencial e assim deve permanecer”, assegura o movimento ‘Setúbal de Volta’.
“Importa relembrar aos setubalenses que foi precisamente durante o último mandato de Maria das Dores Meira que se preparou o regresso da gestão da água para o município, cessando uma privatização feita pelo PS, dando origem ao processo de reintegração da gestão deste recurso na esfera pública. Esta é a nossa história, é o nosso compromisso e será o nosso caminho”.
Este movimento lamenta que André Martins, em vez de “falar sobre o futuro” de Setúbal, “recorra à distorção dos factos para tentar enganar a população”, destacando que a cidade do Sado “merecia mais trabalho, obra e verdade”. Na mesma reacção, a candidatura independente faz questão de “deixar claro” que André Martins, enquanto foi vereador, teve a “responsabilidade de tratar do problema da concessão da água, mas foi incapaz de o resolver, daí ser passada a gestão do processo para o vereador Carlos Rabaçal”.
O movimento lamenta a desinformação e garante que a candidatura de Dores Meira continuará a pautar-se por uma “campanha limpa, séria e transparente”, centrada nas “propostas e no futuro” que quer construir para Setúbal.