Bispo Américo Aguiar defende que a formação “contínua e rigorosa” é “indispensável para a missão evangelizadora”
A “Escola da Fé”, uma iniciativa da diocese de formação dos leigos que estava desactivada há dez anos, vai ser reactivada. O anúncio foi feito pelo Bispo de Setúbal, que divulgou também a criação de uma “Escola dos Ministérios”.
Para o cardeal Américo Aguiar a formação “contínua e rigorosa” dos ministros extraordinários da Comunhão e das Exéquias, catequistas, leitores, acólitos, zeladores, membros das direcções dos Centros Sociais e Misericórdias, bem como dos órgãos canónicos de movimentos e grupos, é “indispensável para a missão evangelizadora e serviço à comunidade” da diocese setubalense.
Numa nota enviada à redacção d’O SETUBALENSE, o líder da Diocese de Setúbal reiterou a “necessidade de uma preparação consistente e integrada para todos aqueles que exercem algum ministério”.
O responsável determina que, a partir do próximo ano pastoral de 2025-2026, “seja restaurada a Escola da Fé e instituída a Escola para os Ministérios, ambas a funcionar em diversos polos ao longo da diocese, para proporcionar maior proximidade geográfica a todos os interessados”. “Já este ano, no tempo pascal, será oferecida uma formação inicial sobre a Sagrada Escritura, de modo a aumentar a proximidade com o texto sagrado e capacitar os cristãos nos seus diversos ambientes para uma sadia relação e uso como alimento para a fé e solidez da acção apostólica”, acrescenta.