Espectáculos, uma exposição e workshops vão passar por vários palcos no programa “Comemorar Teatro’25”
O Dia Mundial do Teatro é a 27 de Março, mas, em Setúbal, é assinalado durante todo o mês com espectáculos, uma exposição e workshops destinados a estudantes de teatro e artes performativas e público em geral. São mais de dezena e meia de iniciativas que decorrem em vários pontos do concelho.
Organizado pela Câmara Municipal, o programa “Comemorar Teatro’25” conta com parcerias e alia a apresentação de artes dramáticas para diferentes idades à reflexão sobre temas e questões actuais, democracia, liberdade, igualdade, individualidade e educação.
Um dos principais destaques da programação é a homenagem aos 50 anos do TAS – Teatro Animação de Setúbal, assinalada com a estreia de “Simplesmente Abril”, nos dias 27, 28 e 29, às 21h00, e 30, às 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi. Com bilhetes a 10 euros, a peça, escrita por Rui Zink, explica, por vezes com humor corrosivo, a natureza e a essência do que foi a Revolução dos Cravos, apontando o que se fez, o que ficou por fazer e o que é urgente preservar.
O programa do Dia Mundial do Teatro em Setúbal, com representações agendadas para a Casa da Cultura, Cinema Charlot, Fórum Municipal Luísa Todi e A Gráfica – Centro de Criação Artística, além de escolas, abre logo a 1 de Março, às 09h30, com uma visita a Troia no âmbito do espectáculo “FOICE”, do Teatro Estúdio Fontenova. Esta iniciativa tem partida da Avenida José Mourinho em taxiboat e conta com a participação do investigador Jaime Pinho; as inscrições a 19 euros no endereço teatroestudiofontenova@gmail.com.
A 14 de Março, às 21h00, a Força de Produção leva “Amigos da Treta” ao Fórum Municipal Luísa Todi. Trata-se de um projecto de comédia da autoria de Filipe Homem Fonseca, Mário Botequilha e Rui Cardoso Martins, com encenação de José Pedro Gomes e Aldo Lima. Bilhetes a 15 euros.
No dia seguinte, a Força de Produção regressa ao Fórum Municipal Luísa Todi, à mesma hora, para apresentar “À Primeira Vista (Prima Facie)”, produção baseada no texto de Suzie Mille. Um espectáculo que é simultaneamente um monólogo e um thriller jurídico. Bilhetes a 12 euros.
A 22 de Março, às 14h30, João Mota e Patrícia Paixão, do Teatro Estúdio Fontenova, interpretam o espectáculo “Um Mundo CaPAZ” dedicado a crianças com mais de três anos. Entradas a quatro euros.
A 27 de Março, inaugura a exposição “Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro” que vai ficar patente no foyer do Fórum Municipal Luísa Todi até dia 31. Organizada pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança, em parceria com o TAS, esta mostra documenta as facetas da vida teatral antes e depois do 25 de Abril de 1974, destacando a capacidade criativa e o poder de adaptação dos profissionais do espectáculo.
A programação inclui ainda formações e workshops ministrados por agentes ligados à área do teatro e da cultura, destinados a estudantes de teatro e artes performativas, assim como público em geral, sendo a primeira acção a 7 de Março, na Casa da Cultura, com Mafalda Sebastião e Agatha Bulha, da Acesso Cultura, a partilharem conhecimentos sobre Direito de Autor e Domínio Público, como a existência ou não de direitos, quais os limites à utilização e à reprodução de obras artísticas.
As inscrições para este workshop custam 20 euros para o público em geral e 15 para estudantes, desempregados, menos de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do espectáculo e pode ser efectuadas através do endereço https://tinyurl.com/acessocultura2025.
A 8 e 9 de Março, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00, também na Casa da Cultura, Statt Miller conduz o workshop “Introdução à Crítica de Teatro”, durante o qual se analisa, entre outros, o papel da (não) existência da crítica de teatro em Portugal, os seus propósitos, métodos e tipos de discurso. Os ingressos custam cinco euros e podem ser comprados na página www.bol.pt.
A terminar o programa formativo, o actor Mário Bomba dá um workshop de “Teatro de Improviso”, entre os dias 24 e 28 de Março, entre as 18h00 e as 21h00, no rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi, em que se propõe a utilização de ferramentas associadas à construção da Improvisação Teatral, aplicando-as a todos, através de jogos cénicos de improvisação. Os bilhetes custam 5 euros e podem ser adquiridos em www.bol.pt.