Roteiros de proximidade. Além da deslocação ao Barreiro, os parlamentares socialistas voltaram a visitar a Segurança Social em Setúbal
Os deputados parlamentares socialistas, eleitos pelo círculo de Setúbal, visitaram pela manhã de ontem a Baía do Tejo, no Barreiro, e o Centro Distrital da Segurança Social, no âmbito dos “Roteiros de Proximidade” que têm vindo a desenvolver por toda a região.
Segundo André Pinotes Batista – que integrou a comitiva composta por Jorge Seguro Sanches, Maria Almeida Santos e Ana Correia Santos, na reunião realizada com a administração da Baía do Tejo, representada pelo presidente Luís Pedro Catarino, e com o vice-presidente da Parpública, José Realinho de Matos – o encontro permitiu “analisar as vertentes de gestão dos parques empresariais nos territórios de Barreiro (antiga CUF), Almada (antiga Lisnave) e Seixal (antiga Siderurgia Nacional).
“Na sequência dos projectos apresentados, com uma forte componente ligada à reconversão ambiental, foram avaliados os diferentes zonamentos e os investimentos já feitos na recuperação de passivos ambientais que têm origem desde 1906. Foi feita uma avaliação crítica sobre soluções de engenharia que possam permitir dar uso a estes territórios expectantes”, revelou o deputado socialista. Além de ter sido feito “um levantamento daquilo que já foi executado e do que está planeado”, os trabalhos serviram ainda para debater “um segundo plano ligado ao desenvolvimento territorial de todo o Arco Ribeirinho Sul”, resumiu.
A Baía do Tejo “gere parques com 457 hectares, distribuídos de formas diferentes nos três concelhos, e apresenta, neste momento, uma contabilidade sólida, sem gerar qualquer tipo de prejuízo, não obstante ser uma empresa que está excluída da dívida pública”, salientou.
A delegação dos deputados – que contou ainda com as presenças de Rui Braga, vice-presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Albino, que preside à Câmara da Moita, e outros autarcas, além do presidente da concelhia do Barreiro do PS, Rui Pedro Pereira – testemunhou “in loco” o potencial do território barreirense da Baía do Tejo. “E ficou agendada para breve uma [nova] reunião, de forma a mantermos uma relação estreita com o futuro desta empresa, que tem impacto na economia e na vida das comunidades locais”, juntou André Pinotes Batista, a concluir.
Também pela manhã, os deputados socialistas Fernando José, Clarisse Campos e Eunice Pratas deram continuidade a uma visita realizada no final do último ano ao Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal. Nesta nova deslocação, os parlamentares voltaram a encetar contactos directos para auscultarem as aspirações de dirigentes e trabalhadores.