Fadista setubalense é presidente do júri. Autarquia investiu mais de 200 mil euros para a folia sair à rua no próximo sábado
“Setúbal sorri / Olha bem p’ra ti / Que bonita que tu és / De saia garrida”, e é mesmo de saias garridas, arcos cheios de cor e o passo alinhado que este ano vão sair à rua oito colectividades que compõem o alinhamento das Marchas Populares de Setúbal.
Joana Lança é a Madrinha das Madrinhas da edição deste ano. De voz e timbre bem afinados é quem dá voz à quadra que acima se lê.
É para este sábado, pelas 22 horas na Avenida Luísa Todi, que está marcado o desfile de apresentação de doze dos inscritos – onde se contam três das colectividades em extraconcurso – mas estendem-se até aos dias 21 e 22 de Junho, dias em que (pelas 21h30) o Pavilhão Municipal das Manteigadas também recebe a folia.
As Marchas Populares de Setúbal de 2024 foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, em evento organizado na Casa da Cultura, onde Deolinda de Jesus, presidente do júri composto por outros três elementos – Marina Sacramento (que avalia a coreografia), Alexandrina Pereira (a letra), e, Ricardo Guerreiro Campos (a cenografia). A fadista setubalense que encabeça a ‘comissão’ agradeceu a todas as colectividades participantes pelo esforço que têm movido nos tempos.
“Vocês têm um grande trabalho, depois de me terem enviado uma série de pormenores sobre cada uma das marchas eu vejo a quantidade de trabalho de cada uma das colectividades”.
Depois de contar que já tinha sido rainha das marchas em Lisboa, garante que as marchas sadinas têm um toque especial que se tem vindo a embelezar ainda mais. “As nossas marchas, se estão bonitas, estão de ano para ano cada vez mais bonitas”.
Antes disso as honras foram abertas por Pedro Pina, vereador com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, que muitas vezes evocou a palavra “satisfação” para descrever a apresentação da edição deste ano.
“É com grande satisfação que este ano voltamos a ter oito marchas a concurso, depois de dois anos difíceis provocados por uma pandemia que afectou toda uma área cultural e com todas as consequências que daí advém. Mesmo nesse período difícil em que não foi possível marchar nem na avenida nem na praça de touros, a câmara municipal não deixou de apoiar com verbas para manter essa identidade”.
O autarca revela que o investimento feito no momento cultural ascende aos 200 mil euros – sendo que a cada colectividade participante foi atribuído um valor de cerca 14 mil e 500 euros que, multiplicado pelas oito marchas, totaliza o montante de 136 mil euros.
Foi com referência a essas oito colectividades que lembrou o significado deste momento para os munícipes e fregueses. “As marchas são um momento incontornável da vida cultural da cidade, uma manifestação popular e tradicional que traz muito daquilo que a cidade tem nos seus bairros e nos seus territórios bem como nas suas freguesias. Enche-nos de orgulho o nosso empenho para tentar, de ano após ano, fazer com que a nossa equipa da Divisão da Cultura faça o seu melhor”.
No final das intervenções foi tempo de Joana Lança cantar a viva voz o tema que vai ecoar nas ruas sadinas já no próximo dia 15 de Junho, momento acompanhado pelos cantares e palmas de quem estava presente e sabia de cor e salteado a canção.
Música da Grande Marcha foi escrita em “meia-hora”
Idalino Batista é o responsável pela letra que se canta na “Marcha Hino da Liberdade”, eleita como a Grande Marcha de Setúbal 2024. Acompanhada por música de Artur Jordão, e interpretada pela Madrinha das Madrinhas Joana Lança, é uma das peças mais importantes da festa que se faz nas ruas.
Para o compositor, que revela que é a terceira vez que ganha o concurso, não parece ter sido tarefa difícil até porque foi no Rio Sado e no monumento de Zeca Afonso que está agora edificado na Praia da Saúde que a inspiração surgiu para uma letra que exorta a Liberdade.
Idalino Batista conta até a história de como lhe foi proposto o desafio de compor a letra. “Estava a passear pela praia com a minha esposa e encontrei um jornal e depois encontrei um casal amigo que a senhora me desafiou a fazer a música para a Grande Marcha de Setúbal”.
MARCHAS | Oito a concurso e três extras
A concurso vão estar as marchas protagonizadas pelas colectividades O Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, O Núcleo Bicross de Setúbal, O Grupo Desportivo Independente, A União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, O Clube Recreativo Palhavã, A União Desportiva e Recreativa das Pontes, O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
Conta-se ainda a modalidade extraconcurso onde saem à rua Marcha Honorária da APPACDM, Marcha Infantil do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” e Marcha Infantil do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
Correcção: Na primeira versão da notícia lia-se que as marchas iam ser apresentadas no Pavilhão Municipal das Manteigadas a 21 e 22 de Julho quando, na realidade, são em Junho. Pedimos desculpa pelo erro já corrigido.