Jovem artista apresentou ainda este domingo livro onde colaborou como ilustradora, no Mercado da Conceição
Entre mais de 130 criadores, distribuídos por 15 categorias, Daniela Mata foi a escolhida na categoria Ilustração na Mostra Nacional de Jovens Criadores. Esta distinção foi uma surpresa e um “bónus” para a jovem artista, que tinha como principal missão “passar a mensagem”, relacionada com a causa animal e as alterações climáticas. Neste domingo a ilustradora apresentou um livro no Mercado da Conceição, tendo confessado que a ilustração infantil é um dos “focos de trabalho”, juntando este livro à obra infantil que já escreveu e ilustrou, o ‘Quando te conheci’.
Daniela Mata, de 22 anos, revela que não estava “nada à espera” de receber esta distinção, mas já tinha decidido que se um dia ganhasse um concurso ou competição, com um prémio monetário, iria revertê-lo para a Animal Save & Care Portugal. Quanto ao prémio em si, a ilustradora confessa que foi uma “mistura de emoções”, mas aquilo que a deixou “mais feliz” foi ter uma oportunidade para ajudar uma causa.
A jovem, que na edição passada já havia sido finalista, garante que sempre que participou foi com o intuito de ser seleccionada e expor os projectos, considerando que “ter essa oportunidade já é impagável”. Em entrevista a O SETUBALENSE, a ilustradora explica que ambos os projectos têm o “objectivo de sensibilizar o público” para questões como a causa animal e das alterações climáticas. “Ser seleccionada deu-me uma grande plataforma para passar a mensagem. Ser a vencedora escolhida entre tantos outros ilustradores talentosos este ano foi um bónus. Sinto-me privilegiada por poder fazer aquilo que amo”, refere.
Relativamente à apresentação do livro deste domingo, no Mercado da Conceição, a ilustradora garante que “correu muito bem”. “Estive presente enquanto ilustradora do livro ‘A brincadeira é aqui e agora!’, de Sónia Gomes. Este é um projecto que me deu um enorme prazer. A mensagem nele presente é algo muito importante e deve ser, a meu ver, mais falado na infância. Foi um gosto poder fazer parte desta obra e da bonita mensagem que faz chegar ao leitor”, enaltece.
Quanto ao futuro, a também escritora que já publicou um livro infantil que escreveu e ilustrou, o “Quando te conheci”, através da editora Flamingo Edições, garante que passa por esta área. “Ilustração infantil é um dos meus focos de trabalho, pelo que tenho estado a trabalhar em projectos similares, incluindo de outros autores”, revela.
Daniela Mata esclarece que “gostava muito” de poder continuar a ter o “privilégio” de viver daquilo que “ama” fazer. “Reconheço que nem todos têm essa sorte. É necessário lutar e trabalhar muito em qualquer área criativa, mas tenho tido a sorte de me chegarem projectos que me tocam e com que me identifico. Espero poder continuar a dar voz às causas que me são queridas através do meu trabalho”, rematou.
A Mostra Nacional de Jovens Criadores é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude, organizada pela plataforma Gerador.