Requalificação em dois edifícios está avaliada em 118 mil euros vão decorrer ao longo de três meses
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) do município de Setúbal vai ficar de ‘cara lavada’ após investimento de 118 mil euros em obras de requalificação. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, reforçando que esta obra, que é comparticipada em 50 mil euros pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vai criar “melhores condições” para os animais residentes e “melhores condições de trabalho para os trabalhadores do município” que ali desenvolvem a sua actividade.
Segundo a autarquia, as obras no CROAC, que alberga cerca de 70 cães e 55 gatos, todos esterilizados para controlo de população, vão decorrer ao longo de três meses, sendo que no seu âmbito já foram feitos alguns arranjos exteriores, com a plantação de 80 árvores e 200 arbustos.
Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal explica que o pavilhão multiusos que ocupa o lugar de uma antiga vacaria, onde “há salas para pombos, ovelhas e cabras, cavalos e outros animais de grande porte, gatos, uma zona de banhos para animais e um espaço de armazenamento de equipamentos e rações”, vai receber obras que abrangem os esgotos, a substituição de telhados, com a “retirada de material que contém amianto”, as paredes, o chão e o sistema de controlo de incêndios.
Já noutro edifício vão ser feitas obras idênticas, exceptuando a colocação do sistema de incêndio e com a instalação de abastecimento de água, para a “criação de duas salas de recobro de cirurgia e outras duas para maternidades para cães, para os casos em que as cadelas já chegam ao CROAC grávidas”.
Autarquia realça importância de cuidar dos animais
O líder da autarquia sadina realçou que os animais “são bem tratados” no CROAC, deixando um pedido aos “cidadãos e às cidadãs que têm animais de companhia para não os abandonarem”, visto que estes devem ser “companhia para quem precisa e para quem gosta de animais”.
“Sempre que tenham alguma dificuldade dirijam-se ao centro de recolha de animais de companhia da Câmara Municipal no sentido de falar com os nossos técnicos para terem mais e melhor informação sobre como terem um animal de companhia. Pensem bem antes de adquirirem um animal de companhia, para depois não o abandonarem”, concluiu.
Também a vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, que integra o CROAC, deixou um apelo à adopção, considerando-a “muito importante” porque hoje um cão pode passar toda a vida num canil, devido aos progressos registados na legislação. “Aquilo que nós gostaríamos mesmo é que tivessem uma família, de um setubalense ou de uma setubalense, que pudesse acolher”.
Foi ainda recordado pela autarca que o CROAC “tem disponíveis mais de 70 animais que podem ser adoptados”, sublinhando que “actualmente não há necessidade de se comprarem animais, porque eles no canil são bem tratados, estão esterilizados, estão chipados e estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha condições e queira” adoptá-los.