Crime em Poçoilos: Autarcas e população vão manifestar-se no Ministério do Ambiente

Crime em Poçoilos: Autarcas e população vão manifestar-se no Ministério do Ambiente

Crime em Poçoilos: Autarcas e população vão manifestar-se no Ministério do Ambiente

Se Ministério Público não tomar iniciativa nos próximos três dias, moradores e eleitos partem para o protesto na sexta-feira

Os autarcas de Setúbal e os moradores da zona do Vale Ana Gomes decidiram esta segunda-feira que, se nos próximos três dias, não houver iniciativa por parte do Ministério Público que ponha termo ao alegado crime ambiental em Poçoilos, vão manifestar-se em Lisboa, à porta do Ministério do Ambiente.

- PUB -

O protesto, a avançar, será na próxima sexta-feira a hora que vai ser ainda anunciada.

A decisão foi tomada numa reunião entre os residentes e os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das juntas de freguesia de São Sebastião e Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra que teve lugar na noite desta segunda-feira no polo operacional desta última freguesia, na Quinta da Serralheira.

“O Ministério do Ambiente é que tutela as entidades que têm competência”, justificou André Martins, reconhecendo que, com esta opção, a luta contra as descargas ilegais passa para um “nível político”. De acordo com os autarcas presentes na reunião, o caso está a ser investigado pelo Ministério Público, no âmbito de um inquérito a que foi atribuído carácter urgente.

- PUB -

Tanto o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, como a vereadora do Urbanismo e Fiscalização disseram que já existem resultados laboratoriais às análises pedidas pela Agencia Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) às águas e aos solos da zona onde são feitas descargas de efluentes alegadamente perigosos.

O presidente da Câmara voltou a responsabilizar a CCDR-LVT pela continuação da actividade poluente em Poçoilos. “A CCDR podia ter cessado aquela actividade preventivamente. Já devia ter sido tomada a decisão de encerrar a empresa.”, afirmou André Martins.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!