No lar do Centro Paroquial da Anunciada há uma vítima mortal. Misericórdia tem surtos no lar Dr. Paulo Borba e CATI
A epidemia de Covid-19 está instalada em pelo menos três lares de Setúbal, com um total de infectados superior a uma centena. Depois d’O SETUBALENSE ter revelado, na sexta-feira, a existência de 54 casos confirmados – 50 utentes e quatro funcionários -, soube-se também, no fim-de-semana, da existência de surtos no lar Dr. Paula Borba, da Misericórdia de Setúbal, e no lar do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada.
Nesta unidade da Igreja, na Anunciada, com capacidade para 58 utentes, estão infectados 24 idosos e 14 funcionários, confirmou a Diocese de Setúbal a O SETUBALENSE. Uma fonte próxima do lar disse ao nosso jornal que “já faleceram três utentes” mas a diocese não confirma esse número.
“Desde que o surto foi identificado faleceram dois idosos. Um deles que tinha testado positivo à Covid-19. O outro, já em condição bastante fragilizada, tinha testado negativo.”, refere a resposta enviada por escrito ao final da tarde deste domingo.
Ainda de acordo com a Diocese de Setúbal, “os utentes permanecem nas instalações do Lar de Idosos do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada e não está prevista qualquer transferência”. A mesma fonte assegura que “a situação de saúde dos utentes é estável e está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde locais, a quem compete o diagnóstico” e que “neste momento” a diocese não tem conhecimento de qualquer surto de Covid-19 noutros lares de Centros Sociais Paroquiais ligados à Diocese de Setúbal”.
“De qualquer forma, todos estão a ser atentamente monitorizados no sentido de evitar, precisamente, que estas situações ocorram”, conclui a nota remetida ao jornal.
No lar Dr. Paula Borba, da Misericórdia, também foi confirmada, no sábado, a existência de casos positivos, mas não foram revelados quantos. Fonte oficial da Santa Casa refere apenas um “número significativo” de infectados, entre os utentes, e “uma parte” dos trabalhadores, fazendo notar que se trata do maior lar da cidade – com capacidade para 96 idosos – e que “quanto maior é a nau, maior é a tormenta”.
A mesma fonte assegurou que a situação “está controlada” e que todos os infectados vão continuar nas instalações do lar e que “estão a ser cumpridas todas as determinações das autoridades sobre os procedimentos a adoptar”.
O SETUBALENSE apurou que a situação no lar Dr. Paula Borba está a ser acompanhada pela delegada de saúde e Segurança Social e que motivou uma reunião, no sábado, em que participou também o Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal (SMPCBS).
O lar Dr. Paula Borba vai ser objecto de novos testes durante esta semana.
No Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI) da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal existem tem 54 casos de Covid-19 activos, “todos assintomáticos”, confirmou o provedor da instituição a O SETUBALENSE, na sexta-feira.
Cardoso Ferreira garante que todos os utentes que deram positivo nos testes estão “num único piso” do edifício e a serem cuidados por uma “equipa dedicada”. Mesmo as refeições aos utentes isolados são “fornecidas no mesmo piso”, explica.
De acordo com o provedor, a situação está controlada e a ser acompanhada pelas autoridades competentes. “Estamos acompanhados pela Segurança Social e pela autoridade de saúde, através da delegada de saúde, e, neste momento, a situação está controlada”, afirma.
O CATI tem 73 utentes e, no conjunto de todos os seus lares, a Santa Casa de Setúbal acolhe um total de 260 idosos. Nos outros dois lares da instituição, Acácio Barradas e Centro de Apoio a Idosos Dependentes, “não há registo” de casos positivos, segundo disse o provedor na sexta-feira.