Projeto conta com a colaboração de Vanessa Garcia, Elisa Pône, João Cabral, Henrique Vieira, Bee Barros e Gabi Claveria
“C-O-M: Composição – o Outro – Memória” é o nome da nova performance da coreógrafa Rita Vilhena, produzida pela Partícula Extravagante, e que vai ser estreada no Fórum Municipal Luísa Todi já na próxima semana.
Nos dias 16 e 17 de janeiro o público é convidado a partilhar histórias, recordações e sensações, sendo que essas experiências se tornam matéria para a criação coreográfica apresentada em palco. “A partir da escuta e da partilha, o espetáculo cria um espaço íntimo onde o corpo da intérprete dá forma às narrativas dos espetadores, através do movimento e da presença em cena”, lê-se na informação enviada pela Câmara de Setúbal.
A criação é uma continuidade de Raio de Ti / Multirising the Other in I (2023)”, trabalho anterior da coreógrafa setubalense, onde esta aprofunda a investigação sobre a possibilidade de encarnar as histórias do outro.
Com produção de Partícula Extravagante o projeto conta com a colaboração de Vanessa Garcia, Elisa Pône, João Cabral, Henrique Vieira, Bee Barros e Gabi Claveria, numa equipa multidisciplinar que cruza dança, som, tecnologia e artes visuais.
Neste espetáculo, que depois de se estrear em Setúbal vai percorrer várias cidades do País, a bailarina estabelece uma relação direta com o público e convida-o a participar num processo sensorial e emocional, sendo a fronteira entre quem observa e quem atua torna-se mais próxima e fluída. Com sonoplastia original, vídeo projeção e dispositivos tecnológicos interativos estes são elementos que contribuem para a criação de ambientes imersivos e acentuam o carácter ritual da obra.