29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Constituição das NUTS Península de Setúbal oficializada por Bruxelas

Constituição das NUTS Península de Setúbal oficializada por Bruxelas

Constituição das NUTS Península de Setúbal oficializada por Bruxelas

Processo está agora finalizado após publicação no jornal oficial da União Europeia

 

O processo de constituição da Península de Setúbal como, simultaneamente, NUTS II e III, está concluído e oficializado. A formalização, por Bruxelas, das alterações necessárias ao regulamento das Nomenclaturas Comuns das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS) foi agora oficializada, após a publicação no Jornal Oficial da União Europeia (UE).

- PUB -

No jornal oficial do órgão europeu, publicado na passada sexta-feira, é explicado que o regulamento delegado (UE) 2023/674 da Comissão, de 26 de Dezembro de 2022, altera os anexos do regulamento (CE) n.º 1059/2003 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à instituição de uma Nomenclatura Comum das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS). Ou seja, a constituição da NUTS [Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos] II permitirá autonomizar a Península de Setúbal – que tem estado integrada na NUTS Área Metropolitana de Lisboa – no acesso aos fundos europeus e, desse modo, deixar de estar fortemente penalizada no regime de apoios a grandes empresas ou na atractividade de financiamento comunitário.

A constituição da NUTS II deixa implícita também a criação de uma NUTS III para a Península de Setúbal – a primeira é que determina o envelope financeiro a atribuir ao território, com base nos dados estatísticos definidos pela segunda.

A decisão foi tomada em 26 de Dezembro último, mas foi apenas conhecida publicamente a 23 de Janeiro deste ano. Na data em que a decisão foi tornada pública a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, reconheceu, em declarações exclusivas a O SETUBALENSE, que a decisão representava uma vitória quer para o executivo de Costa quer para a região.

- PUB -

“A aprovação pela Comissão Europeia da proposta do Governo de Portugal relativamente à passagem da Península de Setúbal a CIM [Comunidade Intermunicipal]/NUTS III e NUTS II é uma questão de justiça para com o território, sobretudo para as suas empresas e municípios”, referiu na altura.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -